Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Inicia novena preparatória a Romaria Votiva ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

por Ivan Sgarabotto

118ª edição do evento ocorre até o dia 2 de fevereiro com a festa votiva na serra gaúcha

Foto: Divulgação

“Respeitar, cuidar e contemplar a criação”. Com esse lema, inicia nesta quinta-feira  a novena preparatória a 118ª Romaria Votiva ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. A peregrinação religiosa teve início em 1899, quando uma grande seca assolava a região da serra gaúcha. No dia 2 de fevereiro daquele ano, agricultores se uniram em Romaria até Caravaggio para pedir a chuva e a graça foi alcançada. A partir desta data, tornou-se tradição celebrar esse dia como um grande encontro de fé no Santuário e render graças a Deus por Nossa Senhora de Caravaggio pela bênção sobre as lavouras. O Papa Francisco, diante da atual crise ecológica, alertou sobre a necessidade do cuidado da casa comum, a natureza, com toda a sua rica biodiversidade. Por isso o lema da Romaria Votiva em 2018: “Respeitar, cuidar e contemplar a criação”.

O reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, Gilnei Fronza, informa que de 18 a 24 de janeiro, às 20h,  ocorrem as missas nas comunidades da Paróquia N. S. de Caravaggio, com a bênção da vindima. De 25 de janeiro a 1 de fevereiro, às 20h, missas no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, acolhendo as paróquias da região.

História da Romaria Votiva

Toda a primavera e o verão de 1898 foram implacáveis com nossos agricultores, devido a seca e associadas às dificuldades daqueles primeiros tempos; mas, a vontade de vencer é que tudo transformou. No início de 1899 foram convidadas as pessoas para virem em romaria (a pé, cavalo, carroça) até a Igreja Nossa Senhora de Caravaggio. Era o dia 02 de fevereiro. Num gesto de fé, reconhecimento e confiança vieram de Nova Vicenza (Farroupilha), Caxias do Sul, Nova Roma do sul, Nova Trento (Flores da Cunha), Bento Gonçalves e Nova Pompeia (Pinto Bandeira). Estava atendendo a Paróquia, o padre Francesco de Cicco, até julho daquele ano. Todos foram acolhidos, cada qual recebeu o Sacramento da Reconciliação e participou da Santa Missa das 10h. Durante a missa uma pequena nuvenzinha e meia hora depois a torrencial chuva em socorro da sedenta humanidade, os que vieram pisando pó, voltaram pisando barro. À tarde, rezavam o terço e cantavam as ladainhas, para retornarem a suas casas. A prece sofredora dos devotos chegou ao céu e foi atendida; a agricultura que parecia ter perdido tudo, renovou a esperança. No ano de 1902 o padre Henrique Poggi, e os paroquianos de Caravaggio, fizeram o voto de recordar o sinal. E, desde então, se faz, anualmente, esta Romaria.

Programação:

De 18 a 24 de janeiro, às 20h, missas nas comunidades da Paróquia N. S. de Caravaggio, com a bênção da vindima. 

De 25 de janeiro a 1 de fevereiro, às 20h, missas no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, acolhendo as paróquias da região. 

Dia 2 de fevereiro, a festa votiva no Santuário, com missas às 8h, 10h30, 15h e 17h; récita do terço às 14h30 e 18h; procissão e bênção das máquinas agrícolas após a missa das 10h30 e almoço festivo às 12h30. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais