Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Presidente do PR publica filiação do vereador Renato Nunes ao partido

por Noele Scur

Parlamentar, que é conhecido pelo forte discurso de oposição, aparece em foto de ingresso em sigla da base ao governo Alceu

Foto: Rede Social

O prazo da janela que permitiu a troca de partidos sem perda de mandato pode ter terminado com surpresas em Caxias do Sul. Sem divulgação alguma, o vereador Renato Nunes parece ter decidido ser o mais novo integrante do Partido da República (PR). O limite para aderir ao direito foi sexta-feira (18), dia em que a informação foi veiculada em rede social pelo presidente do PR no estado, Cajar Nardes. Conforme o texto, Nunes ‘agora integra o plantel de republicanos engajados. Nosso time está crescendo com reforços cada vez mais decisivos’.

A negociação para ingresso ao PR teria sido realizada via executiva estadual sem participação do partido municipal. Em Caxias, a sigla seria presidida pelo secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, mas ele disse à reportagem que não sabe mais se continua a presidir o PR. Uma intervenção pode ocorrer para fechamento do diretório municipal. Sobre Nunes, preferiu não se manifestar.

Nunes não atendeu aos inúmeros contatos efetuados pela reportagem na tarde deste sábado (19). A possível saída da bancada do PRB seria avaliada com o vereador Daniel Guerra, que também não atendeu aos telefonemas. O presidente do PRB e assessor da bancada, Heron Fagundes, não esteve disponível ao celular e não retornou aos contatos. Nunes e Guerra possuem celulares públicos pagos pela Câmara. O PR é um dos partidos aliados ao governo Alceu Barbosa Velho. Até então, Nunes integrava a oposição que é feita pelas bancadas do PT e PRB.

Nova bancada

Com a mudança, a Câmara de Caxias arcará com a abertura de outra bancada partidária, o que dá o direito a mais dois cargos em comissão (CCs) ao vereador. Além das vagas na bancada, o parlamentar tem direito a dois assessores e um estagiário no gabinete próprio. No início da atual legislatura Nunes era o único representante do PRB, mas com a expulsão de Daniel Guerra do PSDB ele entregou a liderança de bancada ao colega.

Repercussões

O ano de 2013 foi marcado pela decepção de Nunes com a política. Chegou a afirmar durante sessões na Câmara que não iria mais concorrer e que o salário não valia a pena já que estava ‘pobre’. Neste ano, no entanto, ele está engajado em um projeto de iniciativa popular que reduz o salário dos vereadores em 40%.

Com o novo formato no cenário político, as especulações dão conta de que o PR entraria na chapa à majoritária para prefeitura de Caxias do Sul. Cajar Nardes também esteve reunido com o presidente estadual do PSDB Neslon Marchezan Junior recentemente e, por isso, há possibilidades de que o PR entre na disputa para vice-prefeito. O PSDB apostaria no nome de Paula Ioris para prefeita. A dúvida, agora, gira em torno da candidatura, ou não, de Guerra a prefeito.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais