Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Tratamento do Lixo é tema de encontro em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Dirigentes do SIMECS relatam à Secretária do Meio Ambiente, experiência de empresas da Europa

Foto: Assessoria de Comunicação SIMECS

O Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico – SIMECS, Reomar Slaviero e o Diretor Executivo, Odacir Conte, visitaram a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Patrícia Rasia. O objetivo da ida dos dirigentes da entidade à SEMMA foi fazer um relato a respeito das experiências da recente viagem a Europa, mais precisamente Barcelona, Porto e Vicenza, onde foram visitadas algumas empresas e entidades além de estações de tratamento de resíduos/lixo.

Conforme Reomar Slaviero, o SIMECS visitou empresas como a Eurecat e a Tersa em Barcelona e as empresas Italianas Bano, Ecostar e Imanpack, esta última, responsável pela implantação do Projeto Gaia, que consiste na seleção do lixo e consequente aproveitamento com fins econômicos.

Estas empresas demonstraram o processamento de resíduos como fonte de energia e sistemas inovadores para coleta, seleção e destino do lixo com alta performance e economia. Slaviero disse que a experiência destas empresas no tratamento e reaproveitamento do lixo pode servir de referência para o município de Caxias do Sul, unindo o poder público, o setor empresarial e a comunidade em torno de um projeto semelhante.

Para tanto, existe a possiblidade de as empresas da Europa e que foram visitadas pelos representantes do SIMECS, estarem em Caxias do Sul, a fim de apresentar seus projetos neste campo. Por sua vez, a Secretária Patrícia Rasia ficou satisfeita com a visita e depoimento de Reomar Slaviero e Odacir Conte e disse que irá analisar o material recebido por eles sobre a visita à Europa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais