Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Painéis em parada de ônibus para captação de energia solar são instalados em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Os painéis fazem a conversão para energia elétrica e o sistema carrega a bateria instalada e alimenta as lâmpadas do ponto de ônibus

Foto: Rafael Lopes

Foi instalado em Caxias do Sul dois metros quadrados de painéis fotovoltaicos orgânicos (chamados de OPV - Organic PhotoVoltaic) na parada de ônibus localizada na Av. Rio Branco, em frente a Praça do Trem, para a captação de energia solar. Os painéis fazem a conversão para energia elétrica e o sistema carrega a bateria instalada e alimenta as lâmpadas do ponto de ônibus. A bateria acumula toda a energia gerada durante o dia para utilização a noite. Os painéis não tiveram custo para o Município.

Os filmes OPV são feitos a partir de matérias primas orgânicas e abundantes na natureza. Para sua confecção, utiliza-se o processo de impressão rolo a rolo, que demanda baixo consumo energético e é altamente escalável, apresentando uma capacidade de produção anual de centenas de milhares de metros quadrados. A impressão é feita a partir da deposição de tinta polimérica em um substrato de plástico maleável, sendo esse método adaptado de processos utilizados na indústria têxtil e gráfica.

Composto por no mínimo cinco camadas, o OPV é formado por uma combinação de substratos: substrato condutor flexível; camada de transporte de elétrons; camada ativa; camada de transporte de lacunas e camada anodo. É passível de customização, podendo variar em cores, tamanhos, formas e design. Tem tecnologia de energia realmente verde: não tóxico, orgânico, reciclável e com baixo custo energético para produção. Devido às suas características disruptivas, o OPV apresenta diferentes aplicações, complementando as tecnologias fotovoltaicas tradicionais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais