Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

8ª Semana Municipal da Água é aberta em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos hídricos

Foto: Ícaro de Campos

A 8° Semana Municipal da Água iniciou nesta segunda-feira, 3, em Caxias do Sul. Seguindo a temática “Mais água, mais vida”, a Semana tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos hídricos e adotar atitudes ambientalmente corretas, que resultem em uma vida mais saudável. 

A abertura oficial contou com participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Basílio Tcacenco, que fez o plantio de 70 mudas de araucárias, confeccionadas pelos alunos. Após, os estudantes assistiram a um vídeo institucional que demonstra os caminhos que a água percorre até chegar às torneiras, bem como farão a visita guiada pela equipe de Educação Ambiental no Sistema Marrecas.

Segundo a professora Maria de Fátima Salvador, o projeto teve início em março e os alunos do quinto ano tiveram aulas para fazer o plantio.

Semana Municipal da Água:

Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Secco, Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini, Escola Estadual de Ensino Fundamental Dona Hercilia Petry, Escola Municipal de Ensino Fundamental Armindo Mário Turra e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurindo Luiz Formolo conhecerão o Marrecas e o ciclo de tratamento da água.

Ainda no dia 5 de outubro, às 17h, haverá uma missa na Catedral Diocesana, celebrada pelo Bispo Dom Alessandro Ruffinoni, alusiva à Semana e aos 50 anos da Autarquia. Os cantos serão entoados pelos coros do SAMAE, Marcopolo e do Sindiserv.

No sábado, dia 8, ocorre a 1ª edição do Agita Marrecas, um encontro de reflexão e avaliação, destinado a incentivar cada pessoa a cooperar no sentido de tornar o mundo sustentável. Realizado na barragem a qual origina o nome do evento, em Vila Seca, a comunidade poderá desfrutar de várias atividades ao público, como treino de corrida de 4 km e 8 km, trilhas de mountain bike, aulas de mixturado, treinamento funcional, vela, remo e canoagem. Para as crianças, haverá um espaço com brinquedos e pintura de rosto. Também estará à disposição da comunidade os lanches comercializados pelos Food-Trucks. Para este dia, haverá ônibus saindo da Prefeitura às 10h e às 13h30min, com retorno previsto para as 17h.

Para encerrar a Semana, domingo, 9, será realizada a 2ª edição da Trilha Ecológica, na Reserva Natural Parque dos Pinhais, em Vila Seca, para as lideranças comunitárias da União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3214-3930, na Assessoria de Comunicação do SAMAE.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais