Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Novo sistema digital libera licença ambiental em poucas horas

por Ivan Sgarabotto

Comunicação entre órgão e usuário está mais rápida

Foto: Sofia Wolff

A nova ferramenta digital do governo do Estado para emissão de licenças ambientais libera o processo em poucas horas na internet. O Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL), lançado no início do mês, oferece um atendimento mais rápido e transparente graças à agilidade do serviço, definição prévia dos documentos e condições para instalação do empreendimento pretendido. O resultado é a obtenção de licença em menos de seis horas. 

É o exemplo de uma revenda de combustível em Marcelino Ramos, município de 4,8 mil habitantes na Região Norte do estado. O estabelecimento recebeu no dia 23 a primeira autorização ambiental no sistema da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O processo foi aberto às 10h30 e teve licença expedida às 16h20.

De acordo com a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, a ferramenta economiza tempo e esforço tanto das autoridades ambientais quanto dos investidores. O licenciamento é obrigatório e importante para minimizar os impactos no meio ambiente.

O diretor técnico da Fepam, Gabriel Ritter, afirmou que o software surpreende pela rapidez no atendimento.

A abertura do licenciamento ambiental pode ser protocolada nos sites da Sema ou da Fepam. O programa permite acompanhar o processo pela internet e facilita a comunicação entre órgão ambiental e usuário por e-mail - o que evita o gasto com correio, telefone ou locomoção. Ainda trabalha com processo único, sem que haja necessidade de obter documentos em diversos órgãos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais