Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Agência do IBGE/Guaporé realiza atualização do setor agropecuário

por Eduardo Cover Godinho

Censo Agropecuário vai a campo a partir do próximo dia 1º de outubro. Recenseadores estarão identificados com crachá, colete, boné e dispositivo móvel de coleta

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, após 10 anos, o diagnóstico atualizado do setor agropecuário em todo o território brasileiro. O 10º Censo Agropecuário, com início da coleta de informações no dia 1º de outubro, tem como finalidade obter informações sobre o universo de estabelecimentos agropecuários, constituindo-se na principal e mais completa investigação da estrutura e produção do setor primário, de sua inserção e relacionamento com os demais setores da economia. Serão mais de cinco milhões de estabelecimentos visitados em cinco meses pelos recenseadores.

Na região de abrangência do IBGE em Guaporé, composta por 14 municípios (Anta Gorda, Arvorezinha, Dois Lajeados, Guaporé, Ilópolis, Itapuca, Montauri, Nova Alvorada, Putinga, Relvado, São Valentim Do Sul, Serafina Corrêa, União Da Serra Vista Alegre Do Prata), 9.160 estabelecimentos foram recenseados no último Censo Agropecuário, em 2006. O número não deve aumentar significativamente. Luis Carlos Fava, chefe da Agência do IBGE Guaporé, salienta que serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas.

“O importante papel da agricultura familiar na produção agropecuária do país será investigado mais uma vez. Diversos temas serão verificados pelos recenseadores, desde receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo”.

Na edição 2017 do Censo Agro, uma equipe composta por 10 agentes censitários supervisores e agentes censitários municipais e 26 recenseadores será responsável pela atualização dos dados. Os resultados, segundo o IBGE, devem começar a ser divulgados em meados de 2018. Dos 9.160 estabelecimentos da região de Guaporé catalogados em 2006, no Rio Grande do Sul foram registrados 441.472, 8.365 eram da agricultura familiar, o que representou 93,18% do total. O município de Arvorezinha apresentou a maior quantidade de estabelecimentos na região, com 1.365 (14,9% do total da região). Nos estabelecimentos agropecuários da região estavam ocupadas 25.814 pessoas, o que representava 2,09% do total de pessoas ocupadas no Estado (1.231.825 pessoas). Das pessoas ocupadas em 2006 na região, 15.449 eram do sexo masculino e 10.365 do sexo feminino.

“Os recenseadores irão trabalhar apenas nos estabelecimentos agropecuários, quer tenham domicílios, ou não. Tivemos nos últimos anos um fenômeno de êxodo rural na região, especificamente em Guaporé, o pessoal migrou para a área urbana. Temos que recensear esses estabelecimentos que não possuem domicílio, porém, com o produtor residindo na cidade. Nos estabelecimentos existem uma produção agropecuária, quer seja um reflorestamento, plantação de grãos, frutas, entre outros. Desde que haja uma atividade econômica, o IBGE terá que fazer o trabalho de coleta de dados. Por isso, solicitamos a colaboração de todos, em especial daqueles que moram na zona urbana e possuem propriedade rural”, destacou Fava.

 

Segurança

Os 26 recenseadores que irão atuar na região abrangência do IBGE de Guaporé, segundo Fava, vão estar identificados com crachá, colete e boné do Instituto, e, também portarão um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para o registro eletrônico dos dados. Em caso de dúvidas sobre a identidade dos recenseadores, os informantes poderão consultar o site www.respondendo.ibge.gov.br ou através do telefone (54) 3443.1204.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais