Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Reforma da Previdência pode aumentar idade para aposentadoria e reduzir renda do trabalhador

por Nayam Franco

Advogado soledadense contou detalhes de como é o plano proposto pelo governo

Advogado alertou para possibilidades previstas na PEC
Foto: Paulinho Paes/Rádio Cristal

Um dos projetos que vem apresentando grande debate da comunidade de Soledade é a reforma da previdência. Pensando nisso, a Rádio Cristal convidou o advogado especialista em direito previdenciário, Douglas Dall Cortivo para explicar para a população do que se trata essa PEC.

Pela proposta de emenda constitucional, a idade mínima para se aposentar será de 65 anos, com pelo menos 25 anos de contribuição à Previdência. Mas, na prática, de acordo com Dall Cortivo, para receber 100% do valor, será preciso contribuir por 49 anos, mesmo que tenha atingido os 65 de idade.

Douglas destacou que a regra passará a ser a mesma para homens e mulheres e que as mudanças valem para trabalhadores de empresas privadas, servidores públicos federais e políticos. Militares ficarão de fora e servidores estaduais e municipais foram retirados da proposta.

O advogado também falou sobre o plano do governo tratar sobre um déficit originário da Previdência. Segundo ele, o governo anunciou que deve deixar de gastar cerca de R$ 738 bilhões entre 2018 e 2027, caso a reforma seja aprovada da maneira como foi proposta.

É importante ressaltar que quem já tiver tempo de aposentadoria pelas regras atuais não será prejudicado, mesmo que não tenha dado entrada nos papéis.

Para Dall Cortivo, o déficit é questionável, em especial, pelo governo não acumular todas as receitas sob alegação de ser da previdência. "Eu acredito que tenha déficit, mas não tão grande como justificado pelo governo", declarou Douglas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais