Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Falta de diálogo entre gestores de shoppings e comerciantes é a principal causa do fechamento de lojas

por Pablo Ribeiro

Além das obrigações públicas, os logistas tem que cumprir ainda obrigações para com a estrutura do shopping, como, por exemplo, o horário diferenciado para recebimento de mercadorias

Foto: (Valter Campanato/Agência Brasil)

Além da crise econômica que afeta principalmente o comércio, outro fator é responsável pelo fechamento de lojas em Shoppings de Caxias do Sul. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Caxias (CDL), Ivonei Pioner, a burocracia e os diversos deveres dos logistas para se estabelecerem em shoppings é a principal causa para o crescente fechamento de lojas nos principais shoppings da cidade. Ele afirma que, além das obrigações públicas, os logistas tem que cumprir ainda obrigações para com a estrutura do shopping, como, por exemplo, o horário diferenciado para recebimento de mercadorias. Segundo Pioner, os contratos firmados entre Shoppings Centers e logistas preveem muitos deveres e poucos direitos aos comerciantes.

O presidente da CDL ainda destaca que os dados sobre o fechamento de lojas são de uso dos próprios Shoppings, que não disponibilizam. Segundo Pioner, não existe um setor específico que mais tenha sofrido com a crise e, consequentemente o fechamento de lojas. Ele afirma que esse fator depende de cada operação, mas destaca que o setor de eletrodomésticos é um dos que possui uma desvantagem, pois depende de maior espaço físico e, consequentemente um número de funcionários e investimento maior.

Mesmo com diversas dificuldades para o comerciante se estabelecer em um shopping, Pioner garante que tem uma perspectiva de melhora nessa situação, mas alerta para que os logistas pensem bem e tracem estratégias na hora de abrir uma loja em um shopping.

O presidente afirma, entretanto, que o número de consumidores em shoppings não reduziu drasticamente, pois os empreendimentos tem um público específico, porém destaca que a redução de consumidores é geral em todo o mercado. (ouça o áudio da matéria)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais