Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Sindicomerciários apresenta ao Sindilojas pedido de reajuste de 15% para a categoria

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Primeira rodada da negociação salarial de 2022/2023 ocorreu nesta segunda-feira (11/07), em Caxias do Sul

Foto: Lisiane Zago /Divulgação

O comércio varejista realizou a primeira rodada da negociação salarial de 2022/2023 nesta segunda-feira (11/07), em Caxias do Sul. Neste ano, a campanha do Sindicomerciários pede um reajuste de 15% para a categoria, com base no repasse de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O sindicato ainda solicita a manutenção das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CTT), que envolvem direitos que não são garantidos nas leis trabalhistas, como auxílio-creche, quinquênios e triênios. Conforme o presidente do Sindicomerciários, Nilvo Riboldi Filho, o pedido leva em conta a atual situação econômica do país, em que os altos preços recaem no bolso do trabalhador. Ele cita o aumento da cesta básica como um dos fatores que comprometem a renda das famílias.

A primeira reunião entre as comissões do Sindicomercionários e do Sindilojas terminou em indefinição. O sindicato patronal acredita que o valor de 15% é um pouco alto para os comerciantes. Mesmo com a retomada do setor, não há segurança de que o crescimento vai seguir durante todo o ano, conforme salienta o presidente do Sindilojas, Rossano Fernando Boff.

Em um primeiro momento, o Sindilojas ofereceu um reajuste de 11,92%, com base em 82% no INPC, no acumulado de julho. Além disso, o sindicato patronal solicita a ampliação da jornada de trabalho em domingos e feriados e também busca negociar a abertura do comércio no dia 1º de maio, preservando o Natal e o 1º de janeiro. Outra reivindicação é pelo o Banco de Horas de 12 meses, de acordo com a CLT. 

A próxima rodada está agendada para o dia 19 de julho, na próxima terça-feira, às 10h30min.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais