Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Acadêmicos de Música encenam a ópera "Dido e Enéias", de Henry Purcell, em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

A apresentação ocorre dia 29 de junho no Campus 8

Foto: Pedro Lunaris

Os alunos da disciplina de Canto do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul preparam, para o final deste mês, a encenação da Ópera “Dido e Enéias”, de Henry Purcell. Na oportunidade, os acadêmicos irão interpretar vocalmente e cenicamente as diferentes cenas da história de amor entre Dido, rainha de Cartago e Enéias, príncipe troiano. A apresentação, no dia 29 de junho, no Auditório do Centro de Artes e Arquitetura, no Campus 8, acontece às 21 horas, com entrada franca.

A ópera barroca será em três atos:

- ATO I

Cena: O palácio. A Rainha de Cartago, Dido, confessa à sua fiel confidente, Belinda, o seu sofrimento e angústia por estar apaixonada pelo príncipe troiano Enéias.

Cena: A caverna. O Império e a fortuna de Dido estão crescendo. Em razão disso, bruxas planejam destruir o seu reino por odiarem todos aqueles que são prósperos. Seu plano é enganar o Enéias fazendo-o partir e abandonar a Dido.

- ATO II

Cena: O bosque. Dido e Enéias se apaixonam e vivem uma cena de amor no bosque. Nesse lugar Enéias recebe uma mensagem das bruxas, que fingem ser um chamado de um deus. Esse chamado anuncia que ele precisa partir e seguir a sua viagem.

- ATO III

A feiticeira comemora o sucesso de seu plano. Enéias comunica Dido de sua partida e ela, enfurecida, manda-o embora. Enéias parte e, em seguida, Dido morre.

Conheça os personagens e seus atores

- Dido: Caroline Gobbato, Manuela Guerra, Tayná Soares, Bruna Mesalira Pontel e Camila Farina.

- Belinda: Cláudia Marchioro dos Santos, Marieli de Oliveira da Costa Ortiz, Rakel Mazetto Kannenberg, Camila de Almeida Santos e Karen Detoni,

- Enéias: Josué Ferreira dos Santos, Braicon da Silva Carvalho, George Souza Soares Chaves, Daniel Luciano Araujo e Mikael de Almeida Marques.

- Marinheiro: Augusto Tubbs de Lucena Scheifler

- 2ª mulher: Gabriela da Silva Dambros

- Feiticeira: Carolina Mantovani da Silva e Simone Laura Cemin

- Bruxas: Cristiane Schiavenin e Priscila Bortolosso

A direção cênica e preparação vocal tem a coordenação da professora Suelen Scholl Matter, professora de regência e canto na UCS, e contará com os pianistas Fábio Chagas e Gislaine Maria Nicola. Os figurinos são de Cristiane Schiavenin e Braicon Silva.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais