Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

ABPM ameaça entrar na Justiça para impedir importação de maçã da Argentina

por Aldoir Santos

Entidade entende que existe risco de introdução de praga nos pomares brasileiros

A Associação Brasileira dos Produtores de Maçã, ABPM, estuda a possibilidade de ingressar na Justiça para assegurar que a importação de maçã da Argentina permaneça suspensa. O governo brasileiro interrompeu temporariamente a entrada da fruta no País por causa do risco de ingresso da praga cydia pomonella no final de março, mas no último dia 17 de junho revogou a medida.

O Brasil foi declarado no ano passado como livre dessa praga que ataca os pomares comerciais de maçã. Uma longa ação de quase 20 anos foi desencadeada pelo setor e órgãos públicos para controlar a cydia e agora todo esse esforço está correndo riscos, destaca o diretor executivo da ABPM Moisés Albuquerque. Em abril do ano passado ocorreu uma cerimônia em Vacaria com a presença do então Ministro Neri Geller (foto).

Conforme o dirigente advogados da entidade estão estudando as formas que irão buscar a Justiça, inclusive, poderão pedir auxílio ao Ministério Público. Moisés acrescenta que faz quatro meses que o setor tenta agendar uma audiência com a Ministra da Agricultura.

O coordenador do programa de combate a cidya pomonella pesquisador da Embrapa Adalécio Kovalesky destaca que foi observado durante uma auditoria em pomares argentinos uma grande infestação da praga. Segundo ele não há como controlar pós colheita a presença da lagarta na fruta.Adalécio destaca que entre os requisitos fitossanitários a serem implementados estaria importar maçã e pera apenas de áreas livres da cydia ou então com baixa prevalência da mosca nos pomares.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais