Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

ABPM ameaça entrar na Justiça para impedir importação de maçã da Argentina

por Aldoir Santos

Entidade entende que existe risco de introdução de praga nos pomares brasileiros

A Associação Brasileira dos Produtores de Maçã, ABPM, estuda a possibilidade de ingressar na Justiça para assegurar que a importação de maçã da Argentina permaneça suspensa. O governo brasileiro interrompeu temporariamente a entrada da fruta no País por causa do risco de ingresso da praga cydia pomonella no final de março, mas no último dia 17 de junho revogou a medida.

O Brasil foi declarado no ano passado como livre dessa praga que ataca os pomares comerciais de maçã. Uma longa ação de quase 20 anos foi desencadeada pelo setor e órgãos públicos para controlar a cydia e agora todo esse esforço está correndo riscos, destaca o diretor executivo da ABPM Moisés Albuquerque. Em abril do ano passado ocorreu uma cerimônia em Vacaria com a presença do então Ministro Neri Geller (foto).

Conforme o dirigente advogados da entidade estão estudando as formas que irão buscar a Justiça, inclusive, poderão pedir auxílio ao Ministério Público. Moisés acrescenta que faz quatro meses que o setor tenta agendar uma audiência com a Ministra da Agricultura.

O coordenador do programa de combate a cidya pomonella pesquisador da Embrapa Adalécio Kovalesky destaca que foi observado durante uma auditoria em pomares argentinos uma grande infestação da praga. Segundo ele não há como controlar pós colheita a presença da lagarta na fruta.Adalécio destaca que entre os requisitos fitossanitários a serem implementados estaria importar maçã e pera apenas de áreas livres da cydia ou então com baixa prevalência da mosca nos pomares.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais