Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Itens históricos do Museu da Força Expedicionária Brasileira são furtados em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Local sofreu arrombamento na madrugada desta segunda-feira (23/11)

Foto: Divulgação/ Andressa Gallo

O Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira da II Guerra Mundial (FEB) sofreu ações de furto e vandalismo na madrugada desta segunda-feira (23/11), em Caxias do Sul. O arrombamento do espaço foi informado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

Foram extraviados itens históricos do local, como morteiros, granadas, cápsulas de armamento leve, cápsula de tanque, réplicas de armamento e armamentos originais. Outros produtos furtados foram materiais de limpeza, cafeteiras, micro-ondas, fiação elétrica e fotografias.

Um boletim de ocorrência foi realizado pela Guarda Municipal (GM), junto a Polícia Civil, nesta manhã. Segundo o diretor da Divisão de Museus, Itamar Ferretto Comaru, todos os artigos estavam desativados e possuem um grande valor histórico. Ele afirma que a perda cultural é inestimável.

O pavimento onde estavam armazenados os itens não conta com sensor de movimento. O monitoramento no local é feito por alarmes. Um servidor da GM será deslocado ao espaço no período da noite para reforçar a segurança.

Ao longo do dia, a equipe do museu vai quantificar o que foi perdido nesta madrugada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais