Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Brigada Militar promove campanha Caixa Lilás para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade social

por Isadora Helena Martins

Ação busca entregar itens como alimentos e produtos de higiene às vítimas de violência doméstica atendidas pela Patrulha Maria da Penha

Foto: Divulgação / Brigada Militar

Como forma de comemorar os 14 anos da Lei Maria Da Penha, a Brigada Militar lançou em todo o Rio Grande do Sul a campanha “Caixa Lilás”. Em Caxias do Sul, a ação é promovida pelo 12º Batalhão da Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha.

O objetivo da campanha é arrecadar alimentos componentes da cesta básica e itens de higiene que serão destinados às vítimas de violência doméstica atendidas pela Patrulha, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. São seis pontos de coleta espalhados pela cidade identificados pela Caixa Lilás (confira os pontos abaixo).

Conforme a tenente do 12º BPM e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Mileide Ramos Cândido, a campanha foi uma ideia da Patrulha Maria da Penha estadual. “Quando a mulher é vítima de violência, ela faz o registro na delegacia e pede a medida protetiva e pra que não continue mais aquela violência a Patrulha começa a fazer visitas à casa pra verificar se o agressor está cumprindo a medida protetiva. A Patrulha então teve essa ideia de arrecadar alimentos, materiais de higiene pra ajudar aquelas mulheres que necessitem”, explicou. A campanha segue até 31 de agosto.   

Em Caxias do Sul, atualmente, 58 mulheres estão sob medida protetiva e são atendidas pela Patrulha Maria da Penha. Ainda durante a entrevista, a tenente Mileide destacou a importância de as vítimas de violência doméstica fazerem a denúncia. “Se a mulher estiver em situação de violência ela tem sim que denunciar. Nós temos dois canais. Quando a pessoa quer fazer uma denúncia anônima ela liga para 180, essa denúncia vai vir para a Delegacia da Mulher e vai ser feita uma investigação. Se for uma situação que a mulher está passando no momento ela tem que ligar para o 190, que aí a viatura é despachada imediatamente para o local para que essa situação se cesse”. Ouça a entrevista completa AQUI.

Confira os pontos de coleta da campanha Caixa Lilás:

:: Sede do 12º Batalhão de Polícia Militar - Travessa Santa Maria n° 900, no bairro Kayser;

:: Farmácias São João - Avenida Bom Pastor em frente à loja Taqi e na unidade situada na Avenida Rubem Bento Alves, próximo a Casa de Pedra;

:: Mercado Vantajão - Br 116 próximo entrada bairro Cruzeiro;

:: Mercado Gran Villagio - Rua Dr Assis Antônio Mariani;

:: Sacolão São José - Rua Moreira César esquina com Evaristo de Antoni.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais