Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Conselho de Segurança de Bento Gonçalves quer instalar 40 câmeras na cidade

por Jeferson Ageitos

Entidade pede apoio de empresários para arrecadar cerca de R$ 500 mil para o projeto

Foto: Brigada Militar / Divulgação

A Fundação do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Bento Gonçalves quer instalar 40 câmeras de videomonitoramento na cidade para dar apoio nas ações de segurança das Polícias Militar e Civil. Na madrugada dessa terça-feira (16), Bento registrou o 42º homicídio do ano. Uma mulher de 33 anos foi morta a tiros no bairro Eucaliptos. A polícia investiga o caso.

O número de mortes violentas assusta os moradores da cidade. Em todo o ano passado, 34 assassinatos foram registrados em Bento. “Estamos estarrecidos! Bento Gonçalves já foi uma cidade muito tranquila para morar. Hoje não dá para dizer isso”, afirma Laércio Pompermayer, presidente do Consepro.

O projeto do Conselho de Segurança prevê investimentos de aproximadamente R$ 500 mil. O presidente da entidade afirma que a ideia é buscar recursos com empresários da região. “E a Prefeitura entra com o poste onde a câmera vai ser instalada, a fibra ótica e a parte elétrica”, destaca Pompermayer.

Atualmente, Bento tem 30 câmeras em vias públicas. De acordo com o Consepro, as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal vão decidir o local de instalação dos novos equipamentos até 19 de novembro, quando o projeto será lançado. “Estivemos três vezes com o secretário (estadual) de segurança, Cezar Schirmer, solicitando efetivo para Bento Gonçalves. Construímos um alojamento para receber 30 policiais da Brigada Militar, recebemos 20 e ficaram somente sete no Município. O efetivo vem diminuindo. Aí surgiu a ideia de monitorar os pontos críticos onde a polícia pode agir de forma mais estratégica”, aponta.

Ouça a entrevista completa no podcast.

Nessa terça-feira, Bento Gonçalves deve receber reforço de policiais da Força Gaúcha de Pronta Resposta. O foco das ações é o combate aos homicídios relacionados ao tráfico de drogas. Na segunda (15), seis policiais civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre chegaram à Bento para reforçar as equipes de investigação de mortes violentas. No final de setembro, o Município já havia recebido reforço da capital.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais