Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Livro Mergulho, do caxiense Volnei Canônica recebe o prêmio Selo de Destaque da Cátedra Unesco de Leitura

por Beverli Rocha

A honraria é dada pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC – Rio (iiLer) e pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio

Foto: Foto: Maria Rech

 

A obra, escrita pelo caxiense e presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica e ilustrado pela carioca Mariana Massarani ganha um dos mais importantes prêmios nacionais pela excelência da obra, o Selo Destaque Cátedra Unesco de Leitura. A distinção é promovida pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. O Selo tem o compromisso de registrar o melhor da produção em Literatura Infantil e Juvenil, considerando a pluralidade da produção.

O livro narra a história de uma mãe preocupada e um médico atencioso, que para mergulhar na infância e no universo de uma criança com o espectro autista precisam de muito afeto e sensibilidade. O quarto livro de Canônica é inspirado e dedicado à uma pessoa muito especial: o afilhado Arthur Canônica Bogno, de 14 anos, que é autista. 

Desde que começou sua recente carreira de publicar livros para crianças e jovens, em 2020, Volnei Canônica tem colecionado inúmeros prêmios literários importantes no Brasil e no Exterior. No ano passado sua obra “O tempo todo”, editora Oficina Raquel, ganhou o prêmio The White Ravens, dado pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique (Alemanha) para livros do mundo considerados tão raros como um corvo branco e por isso, fundamentais para a humanidade. Essa obra ainda foi finalista do prêmio de ilustração da Feira Internacional do Livro de Bolonha (Itália) e selecionada para a short list do Nami Concours, participando de uma exposição na Coréia do Sul e do catálogo internacional do concurso.

Outra obra de bastante destaque do autor caxiense foi seu primeiro livro “Tanta Chuva no Céu”, com ilustrações do equatoriano Roger Ycaza e publicado pela Editora do Brasil. A obra recebeu em 2021 o 1º lugar na categoria Literatura Infantil - Prêmio Sylvia Orthof, concedido pela Biblioteca Nacional, também ganhou o Selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura e o prêmio internacional na Rússia, na categoria Ilustrations for the Works for Children and Youth (Ilustração de Livros para Crianças e Jovens), do “Image of the Book”, XIV Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais