Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vereadores solicitam ao Governo do Estado mais efetivo militar para Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Parlamentares se encontraram com o titular da Casa Civil, Artur Lemos, e com o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron de Moraes

Foto: Marcelo De Gregori/Câmara Caxias

Uma comitiva de vereadores, deputados estaduais e representantes de entidades da sociedade civil esteve em Porto Alegre nesta semana para uma reunião com o titular da Casa Civil, Artur Lemos, e com o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron de Moraes. O grupo foi liderado pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Municipal de Caxias do Sul, presidida pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP e contou com a presença do presidente do Legislativo Caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB, e dos parlamentares Marisol Santos/PSDB, Adriano Bressan/PTB e Maurício Scalco/NOVO.

Na ocasião, o vereador Alexandre Bortoluz apresentou dados do efetivo de Caxias em comparação com o efetivo de Porto Alegre, apontando a necessidade urgente de ampliação. Segundo ele, Caxias possui um déficit histórico nas forças militares da cidade. Bortoluz, junto com o grupo, solicitou a nomeação de 100 novos soldados para a Brigada Militar, 40 agentes para a Polícia Civil e 20 novos militares para o Comando de Bombeiros.

Artur Lemos, secretário da Casa Civil, apresentou os programas de segurança que vêm sendo implementados pelo governo do Estado, como o RS Seguro, o aparelhamento das polícias e o chamamento de novos policiais militares e civis. Também disse que a pauta vem sendo tratada com atenção: Lemos disse que essas são reivindicações antigas da comunidade e, desde o início deste ano, estão juntos do Executivo Municipal para tentar viabilizar uma nova Companhia dentro do 12° Batalhão de Caxias do Sul. Ele também elogiou a organização das lideranças da Serra Gaúcha pela união de esforços em torno da segurança pública.

O titular da Segurança Pública no Estado, Sandro Caron de Moraes, reafirmou a necessidade da comunidade registrar as ocorrências para que o mapeamento e as estratégias sejam os mais adequados. Caron também admitiu que a região carece de um efetivo maior e ratificou o compromisso do Piratini em avaliar a situação e dar os encaminhamentos necessários.

Além da Câmara Municipal, participaram do encontro a atual vice-prefeita de Caxias, Paula Ioris/PSDB, o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Rosa, os deputados estaduais Carlos Búrigo/MDB, Guilherme Pasin/PP, Neri, o Carteiro/PSDB, e representantes do MobiCaxias, Consepro, Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) e Sindilojas Caxias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais