Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Governo gaúcho rebaixa oficiais e promove policiais

por Ivan Sgarabotto

Sete coronéis voltam a ser tenentes-coronel e 16 militares voltam ao posto de major

Foto: Divulgação

O governo do Estado rebaixou de posto 23 oficiais da Brigada Militar que tinham sido promovidos durante a gestão Tarso Genro. Com o ato administrativo, sete coronéis voltam a ser tenentes-coronel e 16 militares voltam ao posto de major, perdendo a posição de tenente-coronel.

A medida atende a uma decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, de outubro de 2014, que anulou as promoções de oficiais ocorridas desde janeiro de 2012. O rebaixamento foi publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira.

Os militares rebaixados podem recorrer da decisão. Os magistrados consideraram uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) movida pela Associação dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM).

Segundo a entidade, um dos critérios para a promoção, o de merecimento, passou a valer 18 pontos, sendo que valia seis.

A mudança teria tornado a avaliação mais subjetiva e vulnerável a interesses políticos. O presidente da Associação, Marcelo Gomes Frota, considera a decisão uma vitória para a categoria.

No ato administrativo do governo, 33 tenentes-coronel foram promovidos a coronéis. Na Assembleia Legislativa, tramita um projeto de lei do executivo para regulamentar as promoções dos brigadianos com critérios mais objetivos.

Com informações da Bandeirantes

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais