Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Ongs entregam abaixo-assinado pedindo fim do regime semiaberto

por Vania Cassol

A Organização Não Governamental Brasil Sem Grades e o Movimento #PazNovoHamburgo estão em Brasília nesta terça e quarta-feira, 9 e 10/6, realizando encontros com deputados, senadores, bancadas e entidades reforçando o pedido pelo fim do regime semiaberto nas instituições carcerárias do país. As entidades coletaram mais de 100 mil assinaturas pedindo a mudança na legislação.

Um levantamento realizado pelas entidades indica que a cada ano, entre três e quatro mil presos do regime semiaberto fogem das instituições carcerárias no Brasil. A estimativa é de que se entre janeiro e outubro desse ano forem presas mil pessoas, apenas 150 continuarão nas cadeias, enquanto as outras 850 estarão de volta às ruas praticando novos crimes. De acordo com o fundador da ONG Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich, pedido é baseado nas indicações feitas pelo Ministério Público do estado.

Segundo Oderich, a proposta prevê um tempo maior para cumprimento de pena no regime fechado, ao mesmo tempo em que diminui a criminalidade pelo próprio período de privação de liberdade, oferece uma opção mais firme contra a impunidade, reduz a entrada e saída de itens ilícitos no presídio, além de oferecer um maior período de trabalho para a reinserção social. Não há previsão para o encaminhamento do projeto que altera a legislação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais