Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas assume o comando do 12º BPM, em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

A unidade era liderada pelo tenente-coronel Emerson Ubirajara de Souza, que deixou o posto ao se aposentar

Foto: Sd Joel - 12º BPM/Divulgação

O 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), com sede em Caxias do Sul, tem novo comando a partir desta segunda-feira (03/04). O tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, 46 anos, deixa a Corregedoria da Brigada Militar para ser comandante da unidade que atende a municípios da Serra Gaúcha. Ele assume o batalhão com a aposentadoria do tenente-coronel Emerson Ubirajara de Souza.

Ricardo Moreira de Vargas tem 28 anos de trabalho dedicado à corporação. Antes de assumir o novo cargo, era subcorregedor-geral da Brigada Militar. Filho de militar, ele é natural de Porto Alegre, mas foi criado em Caxias do Sul, onde formou-se pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Já fora da cidade concluiu suas especializações em Segurança Pública e Polícia Judiciária Militar.

Entre outras formações no Brasil, junto à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), e também no exterior, a maioria voltadas na área da Inteligência e Contrainteligência. O oficial já havia atuado no 12º BPM, onde comandou o Pelotão de Choque, as Patrulhas Especiais (Patres) e o Comando dos Órgãos de Polícia Militar Especiais (COE).

O 12º BPM também tem um novo subcomandante. O major Flori Chesani Junior assume o posto ao deixar a chefia do Setor de Inteligência na Serra Gaúcha. O futuro subcomandante possui 44 anos de idade. Destes, está há 25 anos atuando na Brigada Militar. Natural de Cruz Alta, o oficial também é formado pela UCS.

Hoje, mestre em Direito, possui diferentes especializações. Entre os diversos cursos destacam-se o de Operações de Inteligência, e o de Multiplicador Polícia Comunitária, feito em Tóquio, no Japão. O oficial chefiou por anos a Agência Regional de Inteligência, com responsabilidade territorial por 66 municípios da Serra. Ele também já esteve no 12º BPM como Chefe de Recursos Humanos, Logística e Patrimônio, bem como na corregedoria local e regional.

A cerimônia oficial de formatura da passagem do comando deve ocorrer nos próximos dias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais