Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Para evitar desabastecimento, Hemocs recomenda que população faça a doação de sangue antes das viagens

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Entre dezembro e fevereiro doações costumam ter baixa devido ao período de férias

Foto: Divulgação / João Pedro Bressan

Com o início da temporada de verão e de férias, historicamente, as doações de sangue diminuem, ocasionando dificuldades para manter o equilíbrio dos estoques. Para evitar o desabastecimento nessa época do ano, o assistente social do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), Rafael Moreira, orienta a comunidade para que faça a doação antes das viagens. “Eu recomendo ao pessoal que faça a sua doação antes de viajar, porque aumenta a circulação de pessoas, aumenta o número de acidentes de trânsito, infelizmente, e isso acaba resultando em uma demanda maior. Então, a gente recomenda que o pessoal agende a sua doação antes da viagem porque, a partir do dia 15 de dezembro os estoques voltam a ficar em alerta".  

Rafael também destacou que, devido às campanhas realizadas no final do mês de novembro, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, os estoques de bolsas de sangue estão bons no momento. Por isso, a recomendação é que a população possa se programar para as doações ao longo do mês ou em janeiro e fevereiro.

Ainda é preferível que as doações sejam agendadas com antecedência pelo WhatsApp para (54) 98418.8487 ou pelos telefones (54) 3290-4543 e 3290-4536. (54) 3290-4536. A partir desta quarta-feira (01º), o Hemocs suspende o horário estendido de atendimento, e passa a operar das 8h às 17h de segunda a sexta-feira (sem fechar ao meio-dia) e das 8h às 12h aos sábados.

O Hemocs está localizado na Rua Ernesto Alves, 2260, no Centro de Caxias do Sul.

 

Informações sobre a doação:

O doador deve:

-  Apresentar documento oficial com foto;

- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

-  Pesar mais de 50 kg;

- Doadores com idade de 16 e 17 anos devem apresentar a autorização formal dos pais e/ou responsável legal, acompanhado de cópia da carteira de trabalho ou cópia da identidade do responsável.


Antes da doação recomenda-se:

- Estar bem de saúde;

- Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação;

- Não fumar duas horas antes da doação;

- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12h.

 

Intervalo para doações:

Mulheres podem doar a cada três meses, não ultrapassando três doações em um ano. Homens podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações em um ano.

 

Intervalos das vacinas contra a Covid-19

As pessoas que fizeram a vacina contra a Covi-19 da Coronavac devem aguardar 48h para realizar a doação e quem recebeu os imunizantes da Pfizer ou AstraZeneca deve esperar uma semana para doar sangue.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais