Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Oito casas asilares têm surtos ativos da Covid-19, em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Focos da doença foram identificados durante 4ª rodada de testes nas instituições

Foto: Divulgação / Andréia Copini

A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul divulgou na tarde desta segunda-feira (28) os resultados da 4ª rodada de testes da Covid-19 em casas asilares do município.  Foram realizadas 896 avaliações clínicas em idosos e 503 em funcionários. Diferente das demais, nessa etapa apenas os profissionais e residentes com sintomas gripais foram testados. Com isso, foram coletadas 296 amostras de idosos e 185 de funcionários. No total, 172 testaram positivo para a doença. A equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) também detectou oito surtos nas casas asilares.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde do Município, Juliana Argenta, a testagem é uma estratégia importante para controlar os focos da doença. “Essa é uma estratégia importante para identificação de algum idoso ou funcionário que tenha sintoma gripal. Então, é bem importante essa identificação precoce do caso para que todas as medidas de segurança sejam adotadas na instituição”.

Ela ainda afirmou que o número de positivos é expressivo devido à maior circulação do vírus na comunidade. “Quanto mais o vírus circula a gente tem uma maior chance de introdução nesses ambientes. Neste momento, estamos vivendo o período de maior circulação do vírus e há uma chance muito maior dele ser levado para essas instituições porque os trabalhadores transitam”, disse.

Nas três etapas anteriores, 3.798 testes foram aplicados em 29 casas asilares e cinco congregações religiosas. Foram identificados 51 positivos na primeira rodada, 37 na segunda e 242 na terceira, realizada em setembro.

No total, foram diagnosticados 24 surtos, sendo 16 já encerrados e 8 ativos e em monitoramento. Também foram registrados 33 óbitos de idosos residentes em casas asilares por complicações em decorrência do coronavírus no município.

A partir de agora, Juliana afirmou que as equipes da Secretaria da Saúde vão se reunir para traçar a melhor estratégia de monitoramento das casas asilares nos próximos meses. Ouça a entrevista completa AQUI.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais