Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Caxias do Sul recebe 50 mil comprimidos de cloroquina do Governo Federal

por Daniel Lucas Rodrigues

Segundo a prefeitura caxiense, medicamento estará disponível na Farmácia Básica e territorial do Esplanada, sob prescrição médica

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Caxias do Sul recebeu 50 mil comprimidos de cloroquina (150mg) do Governo Federal na última semana. Segundo a prefeitura, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) farão o fluxo de trabalho para disponibilidade do medicamento nos próximos dias. O remédio estará disponível na Farmácia Básica e na territorial do bairro Esplanada para retirada. A população poderá ter acesso ao fármaco apenas com receita médica.

Com o envio da cloroquina pelo Ministério da Saúde, o Município afirma que a compra de três mil caixas de Hidroxicloroquina e 10 mil de Ivermectina foi cancelada. O processo de aquisição tinha sido publicado na semana passada, no Diário Oficial, com previsão de receber propostas até esta quarta-feira (29/07).

Segundo a Nota Informativa nº 9/2020-SE/GAB/SE/MS, que orienta o manuseio medicamentoso precoce, a prescrição de todo e qualquer medicamento é prerrogativa do médico, sendo o tratamento do paciente baseado na autonomia do médico e na valorização da relação médico-paciente, com o objetivo de oferecer o melhor tratamento disponível no momento. Assim, ao prescrever o tratamento, tanto o médico quanto o paciente devem assinar um termo de ciência e consentimento.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, na última quarta-feira (23/07), o titular municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, disse que o Executivo seguiu as recomendações da Associação Brasileira de Medicina (AMB) sobre a autonomia do corpo médico de receitar medicamentos com a concordância pelo paciente. (veja a matéria aqui)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais