Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

“O médico tem o direito de prescrever”, fala secretário da saúde de Caxias sobre tratamento alternativo à Covid-19

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Jorge Olavo Hahn Castro diz que ainda não há previsão para chegada da Hidroxicloroquina e Ivermectina na cidade

Foto: João Pedro Bressan/Divulgação

Dois modelos de remédios serão comprados para uso em tratamento alternativo à Covid-19, em Caxias do Sul. Mesmo sem eficácia científica comprovada contra o vírus, a prefeitura vai adquirir três mil comprimidos de Hidroxicloroquina e 10 mil comprimidos de Ivermectina. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o secretário municipal da Saúde (SMS), Jorge Olavo Hahn Castro, reforça que a pasta apenas ofertará as medicações e ficará a cargo do médico receita-las ao paciente.

O titular da pasta esclarece que o Executivo não fará um protocolo para utilização dos remédios, somente dará autonomia ao corpo médico. A declaração vai de encontro à fala do prefeito Flávio Cassina (PTB) no dia 06 de julho, que afirmou que o Município estaria atuando no preparo de um protocolo clínico para a região de Caxias do Sul, junto com a Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne). [Confira a matéria aqui]

Isso que foi proposto é para outros municípios, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal, e Caxias do Sul não consta nessa relação. Vamos apenas ofertar para a rede básica esses remédios, o que é outra coisa”, diz o secretário.

Castro diz que a distribuição da Hidroxicloroquina e da Ivermectina segue as recomendações da Associação Médica Brasileira (AMB). A entidade é a favor da independência do médico em receitar os comprimidos. Ao contrário, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) recomenda a cessão da indicação da Hidroxicloroquina para tratar a Covid-19 em qualquer fase.

“Isso que estamos colocando, o médico tem o direito de prescrever aquilo que acha melhor para o paciente e o mesmo tem o direito de receber o método que acredita que funciona.”, avalia Castro.

Para chegar ao Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, o secretário conta que está em fase de receber propostas de fornecedores. Ele ainda afirma que não há certeza se terá os medicamentos, pois estaria difícil de obter os remédios. Segundo ele, os dois estão escassos na rede pública de saúde.

A Prefeitura de Caxias do Sul aceita as ofertas para abastecimento dos fármacos até o dia 29 de julho, às 16h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais