Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Secretaria da Saúde de Caxias promove ações de 27 a 30 de maio

por Ivan Sgarabotto

As ações têm como objetivo aumentar os índices de diagnóstico precoce do câncer bucal e de lesões potencialmente malignas

Foto: Divulgação

Nos dias 27, 28, 29 e 30 de maio, vão ser realizadas atividades alusivas à campanha Maio Vermelho, em Caxias do Sul. As ações têm como objetivo aumentar os índices de diagnóstico precoce do câncer bucal e de lesões potencialmente malignas.

Nestes dias, os agendamentos com odontólogos das Unidades Básicas de Saúde serão destinados à pacientes de risco para esta neoplasia. Nos atendimentos serão realizados exames, orientações, distribuição de folders educativos e encaminhamentos para Estomatologia do CEO nos casos de lesões potencialmente malignas. Haverá também ações em parceria com o curso de Odontologia da Faculdade da Serra Gaúcha nos serviços de Saúde Mental da SMS.

No sábado, dia 30 de maio, das 9h às 16h, a Unidade Odontológica Móvel e a equipe de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde estará na Praça Dante Alighieri oferecendo avaliações para diagnosticar pessoas com potencial de risco ao câncer bucal.

O câncer bucal é um problema de saúde pública (3,8% das neoplasias), seu diagnóstico tardio acarreta em um prognóstico desfavorável que se delimita a tratamentos mutilantes, paliativos e dispendiosos para as unidades hospitalares. Em razão desta incidência, o Maio Vermelho objetiva aumentar o diagnóstico precoce do câncer bucal e de lesões potencialmente malignas.

Nesse contexto, as Unidades Básicas de Saúde contam com os odontólogos à disposição da população para consultas regulares, recomendando uma visita por ano, que previnem incidências de maior risco. Em caso de diagnóstico de lesões bucais iniciais o paciente é encaminhado para o Centro de Especializado em Odontologia (CEO), localizado ao lado do Pronto Atendimento 24 Horas.

A prevenção do câncer bucal adquire relevância em saúde pública, a boca favorece o fácil acesso visual permitindo aos odontólogos uma abordagem preventiva. Durante o Maio Vermelho os pacientes serão esclarecidos sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce da neoplasia bem como a reeducação em saúde bucal.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Consultas nos serviços de Saúde Mental:
Data: 27 de maio
Caps Novo Amanhã às 9h
Caps Reviver às 9h
Caps Cidadania às 13h30min

Atendimento a pacientes de risco:
Data: 27 a 29 de maio
Horário: Conforme funcionamento das UBSs
Local: Todas Unidades Básicas de Saúde

Unidade Móvel Odontológica:
Data: 30 de maio
Horário: 09h às 16h
Local: Praça Dante Alighieri

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais