Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

UBSs de Caxias abrem neste sábado para atendimento exclusivo às mulheres

por Isadora Helena Martins

Ação ocorre das 9h30 às 16h

Foto: Andressa Boeira

Neste sábado (23), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul estarão abertas, das 9h30 às 16h, para atendimento exclusivo à população feminina. As unidades farão agendamento de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos e coleta de exame citopatológico para mulheres de 20 a 65 anos. O objetivo é a identificação precoce e a prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde a expectativa é realizar 1,6 mil coletas de citopatológico e 1,1 mil solicitações de mamografia. No decorrer do dia, as UBSs também vão promover ações paralelas de promoção da saúde e do bem-estar da mulher.

Os cânceres de mama e do colo do útero são os de maior incidência na população feminina. No ano passado, 48 mulheres morreram em Caxias do Sul em decorrência de tumores na mama. Os óbitos relativos ao tumor de colo do útero somaram seis no mesmo período. Atualmente, 1.295 pacientes com câncer de mama e 1.263 com câncer de colo do útero são acompanhadas na rede pública de saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais