Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Mais dois casos de hospitalização por gripe sazonal são registrados em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Campanha de vacinação em Caxias do Sul segue até o dia 25 de maio

Foto: Andressa Gallo

A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirma o registro de mais dois casos de Influenza A/H3 Sazonal (gripe sazonal) no município, totalizando quatro. Um caso trata-se de um homem de 79 anos, obeso e diabético, não vacinado, que agora passa bem. O outro é um jovem de 18 anos, que continua hospitalizado.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e até ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A vacina é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe e de suas complicações. A Campanha Nacional de Vacinação segue até dia 26 de maio. Em Caxias do Sul, porém, encerra em 25 de maio, já que dia 26 é feriado municipal (Nossa Senhora de Caravaggio). As pessoas que integram os grupos prioritários devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para receber a vacina.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, devem ser vacinadas pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (que devem apresentar prescrição médica) e professores. A Vigilância Epidemiológica faz um chamado especial às gestantes e crianças, cuja adesão à campanha é considerada baixa. Até esta terça-feira (16/05), haviam sido vacinadas 1.746 gestantes (36,25%) e 10.560 crianças (40,74%).

A estimativa é imunizar 124 mil pessoas no município, o que representa 90% da população de cada grupo prioritário (neste cálculo não são considerados os doentes crônicos e os professores). Até o último levantamento (16.05), foram aplicadas 75.634 doses da vacina, sendo 57.396 nos grupos prioritários (62,47%).

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público geral, as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves.

OBS: são encaminhados para exame os pacientes hospitalizados com suspeita de Influenza.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais