Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Governo do RS define que protocolos contra a Covid-19 da Serra Gaúcha são insuficientes para frear avanço da doença na região

por Daniel Lucas Rodrigues

Em reunião virtual nesta sexta-feira (18), Governo do Estado acordou com a Amesne que vai enviar na próxima semana quais melhorias devem ser feitas no regramento regional

Foto: Marília Bissigo/Ascom SES

As medidas de combate à Covid-19 da região de Caxias do Sul foram discutidas entre o Governo do Estado e a Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) nesta sexta-feira (18/06), por videoconferência. O debate faz parte de uma série de reuniões adotadas pelo Gabinete de Crise estadual desde a semana passada para abordar os protocolos sanitários, a partir de monitoramento diário feito pelo GT Saúde e Protocolos.

Os encontros são coordenados pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, com participação do secretário Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios) e do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles. A reunião foi realizada, pois a região de Caxias está com Alerta desde 26 de maio. De acordo com o governo estadual, o regramento da Serra Gaúcha não está freando o avanço da Covid. Na última semana, a Secretaria da Saúde (SES) afirma que a região apresentou incidência de 308,5 casos confirmados por 100 mil habitantes, aumento de 18,7% frente à semana anterior. É a 12ª maior incidência do Estado, e 14,6% superior à média estadual. A preocupação foi externada pela titular da SES, Arita Bergmann. “O plano de Ação da região é um bom plano, mas ainda precisa de alguns detalhamentos, que serão encaminhados na próxima semana em reunião do comitê técnico regional com os prefeitos. É importante que todos compreendam que os planos são regionais e devem ser seguidos por todos os municípios. Observamos que os prefeitos estão comprometidos em fazer a mudança dos indicadores de saúde e, com isso, esperamos retornar o mais breve possível à melhor situação da região da Serra”, destacou a secretária. (Clique AQUI e ouça a fala completa).

Arita afirma que houve um pedido, por parte dos prefeitos, de um apoio ainda mais amplo na área da Segurança Pública para o cumprimento da fiscalização. O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu a demanda ainda durante a reunião e se comprometeu a dar seguimento para que as forças de segurança, que já têm prestado forte apoio, intensifiquem ainda mais as ações. Além disso, a região pretende trabalhar com classificação de risco das atividades que oferecem mais chance de contágio e de transmissão pelo coronavírus. Ainda, planeja exigir a assinatura, por parte dos estabelecimentos, de um termo de responsabilidade. Assim, os estabelecimentos comerciais estarão se responsabilizando pelo cumprimento dos protocolos obrigatórios de distanciamento e de higiene exigidos pelo Sistema 3As de Monitoramento. (Clique AQUI e ouça a fala completa).

Na semana passada, foram realizadas reuniões com as regiões de Santa Rosa, Ijuí, Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Cruz Alta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais