Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Novo aumento de internações por covid-19 preocupa Secretaria da Saúde de Caxias

por Luiz Fernando

Números apresentam elevação desde o início de julho.

Foto: Divulgação

Os números de pessoas nas UPAs aguardando leito de enfermaria em hospitais, bem como os índices de atendimento por síndrome respiratória grave incluindo a covid-19 têm subido gradativamente desde o início do mês. Para se ter uma ideia, no dia 1º três pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19 estavam nas UPAs aguardando leito em hospitais; uma semana depois, no dia 8, eram seis pessoas; e nesta terça-feira pela manhã (13), chegou a 12 pacientes.


Esses pacientes são encaminhados a hospitais pela Central de Regulação de Leitos, no entanto, a situação acende um alerta: a cada doente com suspeita de covid-19 que ocupa um leito, a vaga no mesmo quarto precisa ser isolada até o resultado do exame, para não haver risco de contágio. Ou seja, casos suspeitos devem ser isolados individualmente, o que aumenta a sobrecarga no sistema de saúde.

A situação é demonstrada na ocupação de leitos de enfermaria SUS para pacientes com covid-19 ou suspeitos: no dia 1º, a ocupação era de 66%; uma semana depois, no dia 8, o número chegou a 94%; e nesta terça-feira (13), alcança 74%.

O mesmo cenário de aumento gradativo é observado nos atendimentos clínicos por síndrome respiratória, o que inclui a covid-19. Na UPA Central, subiu de 156 no dia 1º para 204 na segunda (12); na UPA Zona Norte, 54 pessoas procuraram atendimento no dia 1º e, na segunda, foram 86. A UBS São Vicente, que é referência para casos de síndrome respiratória e suspeitos de covid-19 também registra índice crescente: 260 atendimentos entre consultas, testes e procedimentos no dia 1º e 446 segunda.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais