Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Caxias do Sul enfrenta dificuldades para aplicar segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos

por Daniel Lucas Rodrigues

Em torno de 17% deste público procurou os pontos de imunização para receber o reforço

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Municípios do Rio Grande do Sul enfrentam dificuldades para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Em Caxias do Sul, a situação é a mesma. Segundo o painel de vacinação da Prefeitura, 85,73% receberam a primeira dose. Destes, apenas 37,91% voltaram para tomar a segunda.

Os públicos mais vacinados são profissionais da saúde e idosos. Eles correspondem a 97,2% dos imunizados com a primeira dose e 94,8% com a segunda dose dos grupos prioritários. Os dados mostram que as pessoas acima de 64 anos são as que mais faltam para tomar o reforço. Aproximadamente 45 mil idosos não foram aos locais de imunização, ou seja, somente 17,73% receberam o reforço. Ao todo, 52.161 receberam a primeira dose.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a diretoria de Vigilância em Saúde, Juliana Argenta, afirma que para outras vacinas, que possuem mais de uma dose, é registrada uma queda de adeptos. A justificativa é que as pessoas acreditam que uma das doses seria o suficiente para gerar anticorpos contra a doença.  Outro ponto é que muitos contraíram a Covid-19 no intervalo entre as aplicações e, conforme ela, o infectado deve esperar 28 dias para se vacinar pela segunda vez.

A baixa demanda também se vê naqueles que podem tomar a primeira dose. A Prefeitura caxiense anunciou na semana passada a vacinação para os idosos acima de 63 anos, com divisão por data e ano de nascimento. Devido à pequena movimentação na segunda-feira (12/04), o Município retirou a obrigatoriedade de separações por datas. Hoje, foi anunciada a imunização para a faixa etária acima de 62 anos.

Como a vacinação ocorre em horário comercial durante a semana, poderia ser um dos motivos para a baixa adesão. Juliana também acredita nessa possibilidade, mas ressalta que não conseguiria planejar uma grande ação no final de semana devido ao recebimento de poucas doses. Ela reforça que para efetuar a aplicação aos sábados e domingos teria que receber grandes quantidades de lotes das vacinas.

Os dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) correspondem aos registrados até a segunda-feira (12/04). No total, Caxias do Sul possui 13,52% vacinados com a primeira dose e 2,57% com a segunda.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais