Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Secretaria da Saúde faz levantamento das condições estruturais das UBSs

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Objetivo da ação é constatar locais com necessidade de manutenções urgentes

Foto: Divulgação / Andréia Copini

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul iniciou um levantamento para verificar as condições das 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Conforme informações da pasta, já foram visitadas as UBSs Vila Lobos, São Leopoldo, Madureira, São José, Pioneiro e o Centro de Saúde.

Por enquanto, os principais problemas constatados são na estrutura e falta de manutenção das UBSs, como explica o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro: “A manutenção por um tempo não foi prioridade, então, elas estão com muitos problemas de manutenção nas janelas, portas telhados. É o mais urgente, é o que precisa ser feito rapidamente”.

Ele também destaca que o levantamento tem o objetivo de auxiliar a pasta a detectar os principais pontos onde há a necessidade de uma intervenção mais imediata: “Vamos fazer uma força-tarefa para ver as [UBSs] que estão com mais urgência. Em algumas não há mais como fazer manutenção, teria que trocar telhados. Mas, nós vamos tentar fazer isso o mais breve possível”.  

Outro problema que perpetua nas UBSs é a falta de médicos. Como uma tentativa de repor esses profissionais, a prefeitura publicou na última sexta-feira (06), no Diário Oficial do Município, o edital de nomeação de mais 17 médicos. São 10 clínicos gerais, um cirurgião vascular, um ginecologista e obstetra, um otorrinolaringologista, dois psiquiatras e um reumatologista. Em 28 de fevereiro deste ano também foi nomeado um médico infectologista e no dia 07 do mesmo mês, foram chamados outros 34 médicos de diversas especialidades. Porém, Castro salienta que o problema é que nem todos os nomeados assumem a função: “A gente está chamando os profissionais, mas, qual é o problema: nem todos que fazem aquele estágio inicial, teste psicológico assumem a função. Então, a gente só terá uma ideia real de quantos vão ficar realmente com a gente daqui a alguns dias”.

O secretário ainda explica que outro recurso que pode ser utilizado é a contratação emergencial de médicos: “Acontece que quando terminar a nomeação deste último concurso eu posso fazer contratações emergenciais. Onde está faltando posso colocar médicos”.

Os nomeados têm 15 dias para tomarem posse dos cargos, sendo possível pedir prorrogação para mais 15 dias. Se isso não ocorrer, o entendimento é que houve desistência da vaga.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais