Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Encontro debate sobre responsabilidades dos municípios frente à saúde pública da região da Serra

por Pablo Ribeiro

Câmara Municipal recebeu reunião pública do Parlamento Regional, na tarde desta quinta-feira

Foto: Gabriel Lain/Câmara de Vereadores/Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (06/05) ocorreu uma reunião pública para tratar sobre a situação do Hospital Geral (HG), além dos desafios da saúde pública, na região. Em busca de debater as responsabilidades de cada município, o presidente do Parlamento Regional, Gelsomir Corassa, comandou o encontro, realizado no plenário do Legislativo caxiense.

Na reunião, os atendimentos do Hospital Geral foram parte da pauta discutida. O diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, destacou a atuação do hospital nesse período de déficit da saúde pública. Conforme Junqueira, a instituição atende 49 municípios da região, que contemplam mais de 1,2 milhão de habitantes. O HG tem 20 leitos de terapia intensiva para atendimento populacional. “Nunca iremos negar atendimento a ninguém, só que precisa de espaço e, para isso, temos que pensar em como oferecer um atendimento ainda melhor à comunidade dos municípios”, destacou.

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, ressaltou o momento de dificuldade que o município enfrenta. “A pandemia trouxe um hiato nos atendimentos em saúde, são dois anos combatendo esse inimigo mortal. O movimento migratório para Caxias de outras cidades da região está em constante andamento. Temos uma participação importante nos atendimentos de saúde e Caxias é uma referência nisso. Cerca de 30% dos atendimentos prestados hoje na cidade são para pessoas de fora de Caxias, e isso implica em uma dificuldade em suprir todas as demandas que surgem”, enfatizou.

Questionou-se a participação e responsabilidade dos municípios da região com os atendimentos do sistema de saúde. Com representação do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, se destacou uma operação de novas estratégias mirando outros municípios além de Caxias. “Pensamos em potencializar os atendimentos simples que podem ser feitos nas cidades do interior. Que o município se aproprie da parte que lhe cabe enquanto atenção primária, fortaleça essa etapa, e assim possamos potencializar ainda mais os hospitais do interior”, disse a titular Cláudia Regina Daniel.

A falta de incentivo federal no repasse de recursos para a área da saúde foi destacada pelos parlamentares presentes, como os deputados estaduais Carlos Burigo (MDB), Fran Somensi (PRB) e Pepe Vargas (PT). O assunto ainda contou com a aprovação e ressalto entre os vereadores caxienses presentes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais