Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Ações contra a Covid-19 do Município de Caxias impedem espera por leitos, avalia integrante do Gabinete de Crise

por Daniel Lucas Rodrigues

Também secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, avaliou a atuação do órgão em 2020 e projeta quais medidas devam ser tomadas neste ano

Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul

O Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias do Sul realizou a primeira reunião do ano nesta semana, na sede do Centro Administrativo Municipal. O tema foi a atuação do órgão durante a pandemia da Covid-19 em 2020. O panorama foi apresentado pela secretária de Governo e integrante do gabinete, Grégora Fortuna dos Passos.

Para a Tua Rádio São Francisco, a titular da pasta avalia que as ações tomadas ao longo do ano passado coibiram o principal medo do Município: não possuir leitos para receber algum paciente com a doença ou outras complicações. Dentro do necessário, ela acredita que as secretarias responsáveis pelas fiscalizações conseguiram fazer seu trabalho e vê que Caxias do Sul foi mais restritiva do que o Governo do Estado. Um exemplo seria as medidas restritivas para circulação de pessoas nas ruas da cidade. Porém, observa que a comunidade é o fator central para evitar o avanço do novo coronavírus.

Em 2021, Grégora visualiza que a Prefeitura deva continuar com as ações restritivas realizadas ainda em 2020. Ela cita que a análise de dados da semana sobre o momento da pandemia auxilia no combate ao vírus. Alguns dos indicadores são o percentual de disseminação da doença e o número de ocupação de leitos. Entretanto, ela pede que a população seja consciente e evite aglomerações. Sem a ajuda das pessoas, impactaria em um colapso da saúde pública.

Sem um auxílio da comunidade, Grégora destaca que o uso da coerção será inevitável para impedir mais contaminações. Ela pretende evitar essa ação, com o Município fornecendo mais informações a respeito dos riscos da doença e de como pode afetar toda uma família.

No momento, ela afirma que o Executivo não pensa em limitar mais as regras contra a Covid-19. O que será tentado é uma reunião do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) para rever o protocolo de cogestão da Serra Gaúcha. O pedido seria uma retomada de atividades que ficam paradas na bandeira vermelha, como as quadras esportivas.

A reunião ainda não tem data. Grégora afirma que será realizada nos próximos dias, junto com novas atualizações sobre a cogestão

Participaram da reunião: o prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris, o Chefe de Gabinete Cristiano Becker, a Secretária de Governo Grégora Fortuna, o Secretário de Urbanismo João Uez, a Secretária de Saúde Danielle Meneguzzi, o Secretário de Segurança Pública e Proteção Social Hernest Larrat (interino), a Secretária de Educação Sandra Negrini, a Secretária de Recursos Humanos Daniela Reis, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Élvio Gianni e a Diretora-Presidente da FAS, Katiane Boschetti.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais