Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias do Sul deseja a permanência do IGH na gestão da UPA Zona Norte

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Entidade deixaria a administração da unidade no dia 29 de janeiro

Foto: Mateus Argenta/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul marcou uma reunião para o dia 15 de janeiro a fim de definir como ficará o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte. Nesta segunda-feira (06/01), o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), administrador da unidade, daria um aviso prévio aos funcionários de que deixaria a gerência do espaço no dia 29 deste mês, porém o prefeito interino, Ricardo Daneluz (PDT), interviu na situação. O comunicado estava programado desde outubro do ano passado, quando o Executivo foi avisado.

Em um encontro com o diretor da entidade, Felipe Santos, o Município acordou que, na próxima quarta-feira (15/01), será definida a continuidade do instituto a frente da unidade e que o aviso prévio poderá ser efetuado após a reunião. Daneluz confirma que se negociará o tempo de permanência do IGH, que deve ser até julho ou setembro deste ano. Ele visualiza que a prioridade é a população ter atendimento.

A comunicação do instituto foi realizada na gestão do prefeito cassado, Daniel Guerra (Republicanos), após avisos para mudar alguns quadros dentro do local. Em uma entrevista para a Tua Rádio São Francisco no ano passado, o ex-secretário de Saúde (SMS), Júlio César Freitas, justificou que a saída seria porque o Executivo estaria aumentando os mecanismos de rigor e de controle, além de valores e metas que não foram cumpridas. Outra situação estaria em uma suposta irregularidade contratual da entidade, na qual as respostas sobre as anormalidades não foram aceitas pela pasta municipal.

O prefeito interno reforça que o pediu a permanência do IGH para cumprir seu objetivo: não deixar parada a cidade. Quanto a uma possível mudança no modo de administrar a UPA, Daneluz prefere deixar o tema para o próximo prefeito, que será escolhido nesta quinta-feira (09/01).

Antes do aviso prévio ao Município em 2019, o instituto renovou o contrato de gestão em setembro. A renovação era válida por um ano e previa um repasse de R$ 2 milhões para a entidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais