Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Secretaria da Saúde de Caxias do Sul lança protocolo de pré-natal para os homens

por Isadora Helena Martins

Medida visa estimular o autocuidado entre a população masculina

Foto: Divulgação / Cristina Rocha

Com o objetivo de promover a saúde do homem e das famílias a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul lançou o Protocolo de Enfermagem do Pré-natal do Parceiro. A iniciativa vai ser implantada durante este mês marcado pela campanha Novembro Azul. Segundo a Diretora de Planejamento e Desenvolvimento de Políticas em Saúde, Léia Muniz, além de incentivar o público masculino a ter mais cuidado com a própria saúde, o Protocolo visa fortalecer o vínculo familiar: “Esse protocolo faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Então, objetiva fazer com que o homem participe mais do cidado com a companheira em relação ao filho, além de estimular os vínculos familiares e também promover o autocuidado”.

Léia também explica como irá funcionar o Protocolo de Enfermagem do Pré-natal do Parceiro: “A companheira que engravida ela procura a unidade básica para iniciar o pré-natal. Então essa companheira já vai ser comunicada sobre esse protocolo a fim de ela convidar o seu companheiro a fazer a revisão. Então esse parceiro vai ter direito aos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites; vai ser solicitado o hemograma; exame de colesterol, triglicerídeos; PSA se ele for maior de 45 anos com caso de câncer de próstata na família ou maior de 50 anos. Aí o enfermeiro vai poder solicitar esses exames. Se tiver alguma coisa alterada ele vai ser encaminhado para a consulta médica”.

A diretora também lembra que, geralmente, os homens acessam os serviços de saúde por meio da atenção especializada, quando o problema já está em fase adiantada, causando maior sofrimento e complicações. Ela diz que a implantação do pré-natal do parceiro visa aproveitar o momento da paternidade para ampliar os cuidados com a saúde de modo geral. “No ano passado, em relação a consultas, 32% do público masculino procurou atendimento em comparação a 68% da população feminina. Então as mulheres procuram bem mais e a gente quer aumentar esse percentual de homens que procuram o atendimento”, salienta.

Os servidores das Unidades Básicas de Saúde estão passando por uma capacitação até o dia 08 de novembro para poder implantar a medida. Após a data, o protocolo do pré-natal do parceiro será aplicado em todas as UBS’s do município.

Ouça a notícia AQUI.

 

O protocolo é uma das ações da Secretaria da Saúde no Novembro azul, mês que visa a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.  

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais