Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Dois focos do mosquito Aedes aegypti são detectados em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Vigilância Ambiental intensificará vistorias nos imóveis do bairro Planalto

Foto: Divulgação

Dois focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus no Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) foram identificados pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul. O trabalho foi realizado de 21 a 28 de fevereiro, na área urbana de Caxias do Sul.

Durante o LIRAa, foram feitas 6.772 inspeções em imóveis. Os agentes de endemias coletaram 259 amostras, cada uma podendo conter várias larvas, pupas e mosquitos adultos. Entre as amostras, a análise laboratorial identificou duas de Aedes aegypti originárias do bairro Planalto.

A partir de segunda-feira, 05, a Vigilância Ambiental intensificará as visitas na região onde foram identificados os focos do mosquito. “Trabalharemos com a meta de 100% de cobertura, tentando vistoriar todos os imóveis do bairro Planalto”, afirma Rogério Poletto, coordenador do setor.

Os focos identificados pelo LIRAa são os dois primeiros registrados no município este ano. Em 2017, outros 15 foram encontrados entre janeiro e maio nos bairros Santa Fé, Tijuca, Nossa Senhora da Saúde e Canyon. Quatro moradores de Caxias do Sul com febre chikungunya e um com dengue, infectados em outros municípios, foram monitorados pela SMS no ano passado. Em 2018, não há casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na cidade.

Atualmente, cerca de 55 agentes fazem o monitoramento constante do inseto visitando imóveis residenciais, comerciais e industriais. Quinzenalmente, também são vistoriados locais onde há maior probabilidade de acúmulo de água parada, como cemitérios, floriculturas e ferros-velhos.

Além das atividades de rotina do programa de controle do Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental realiza quatro LIRAas anualmente. Os próximos estão programados para os meses de junho, setembro e novembro. O primeiro levantamento deste ano foi feito pelos agentes de endemias com a colaboração de agentes comunitários de saúde e de quatro servidores cedidos pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp).

LIRAa
O LIRAa é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde que busca orientar as ações de controle do inseto transmissor da dengue, zika vírus e febre chinkungunya, priorizando as áreas infestadas pelo Aedes aegypti. O levantamento também permite identificar os principais tipos de criadouros que favorecem a proliferação das larvas. Com os dados obtidos, analisa-se a necessidade de redimensionar as ações de campo com relação ao controle do mosquito.

Prevenção

  • Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
  • Recolher o lixo do pátio;
  • Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
  • Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (não tem custo para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);
  • Tampar caixas d'água;
  • Colocar telas milimétricas em caixas d'água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
  • Limpar as calhas;
  • Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas trocando a água;
  • Eliminar os pratinhos das plantas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais