Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Campanha de vacinação contra o sarampo atinge 3% do público alvo, em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Expectativa era imunizar aproximadamente 74 mil pessoas

A segunda fase da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo finalizou, neste sábado (30/11), em todo o Brasil. Em Caxias do Sul, foram vacinados cerca de dois mil adultos da faixa etária de 20 a 29 anos nos 12 dias da ação. A estimativa era imunizar aproximadamente 74 mil caxienses, porém apenas 3% do público alvo recebeu a vacina.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, setor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Andrea Dal Bó, avalia que a mobilização foi abaixo do esperado, uma vez que a expectativa era atingir 95% da população. Mesmo com o número pequeno, ela visualiza que a procura se deu mais nos pontos extras colocados durante a campanha, como em shoppings, do que nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Os números da campanha apresentam que no Dia D, efetuado no sábado, 913 pessoas foram vacinadas, sendo que até o dia 29 de novembro cerca de 980 caxienses receberam a imunização, quando as doses estavam disponíveis nas UBSs. O Executivo esclarece que só no último dia da ação mais de 820 pessoas procuraram os postos de saúde, mas elas não precisaram repetir por estar com o comprovante de vacinas em dia. Dal Bó explica que os números de vacinados podem sofrer alterações, pois não há no Município um sistema que conte quantas pessoas estão com a imunização em dia. Por isso, ela pede que procurem os postos fim de verificar sua situação.

A campanha encerrou no final de semana, mas as doses estão disponíveis em todas as UBSs da cidade conforme o calendário vacinal. Para o ano que vem, o Ministério da Saúde planeja uma ação para adultos da faixa etária de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos.

(Ouça a entrevista no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais