Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 será lançada nesta Quarta-feira de Cinzas

por Pablo Ribeiro

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil

Foto: CNBB/Divulgação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) abrem, nesta Quarta-feira de Cinzas (17/02), a quinta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE). Em Caxias do Sul, a abertura ocorrerá a partir das 9h, no Espaço Mater Dei, junto à Catedral Diocesana. Na coletiva de imprensa estarão presentes o Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon; o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Paulo Cesar Nodari; o Revdo. Paulo Roberto da Costa Duarte, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), e a Pastora Paula Neagele, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14.

Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2021 é promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria entre várias Igrejas Cristãs. A Campanha quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. No último domingo (14/02), em sua benção na Tua Rádio São Francisco, o Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, falou sobre a Campanha da Fraternidade. Ouça AQUI a palavra do Bispo Dom José Gislon.

Gesto concreto

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha. Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 230 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação.

Histórico

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando as riquezas em comum entre as igrejas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais