Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Restauro do 'Capitel da Mariana' será reinaugurado nesta quarta-feira em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Patrimônio histórico de Caxias do Sul ficou abandonado por quatorze anos

Foto: Felipe M. Padilha

Um dos mais antigos capitéis caxienses, o ‘Capitel da Mariana’, será reinaugurado com bênção às 17h, desta quarta-feira, dia 07. O pequeno oratório dedicado a Nossa Senhora do Rosário, que trazia em seu interior quadro de Nossa Senhora, trazido da Itália, passou por reformas após permanecer por 14 anos à mercê do vandalismo e das ações climáticas.

O oratório está localizado na Rua Matteo Gianella, próximo às antigas garagens do Expresso Caxiense, na divisa geográfica entre os bairros Pio X e Santa Catarina e ficou conhecido como ‘Capitel da Mariana”, por estar edificado junto à propriedade de Mariana Bascú.

A reinauguração do Capitel da Mariana será celebrada exatamente no dia de Nossa Senhora do Rosário, que era de devoção da família de Mariana. Após passar por reformas, o espaço ganhou uma pequena pracinha para que seja recordado como espaço religioso e comunitário.

Às 17h desta quarta-feira, o pároco da Paróquia Santa Catarina, Pe. Renato Ariotti, acompanhado de um grupo de zeladoras de capelinhas, e da comunidade em geral, que é convidada a participar, abençoará o oratório, sendo que, a partir deste mês, em todos os dias 07, às 17h, a pracinha estará aberta para a oração do Terço.

O ‘Capitel da Mariana’ é o único oratório tombado pelo patrimônio histórico e cultural de Caxias do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais