Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Câmara derruba veto do projeto de lei que impõe normas a proprietários de edificações abandonadas

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A iniciativa prevê que os donos de áreas desocupadas se responsabilizem por isolar os locais para evitar que sejam ocupados por vândalos, usuários de drogas e criminosos

Foto: Gabriela Bento Alves
Foto: Divulgação

Os proprietários de edificações abandonadas poderão passar a ser responsáveis pelo isolamento dos estabelecimentos conforme consta no Projeto de Lei Complementar 8/2018. A matéria recebeu veto do Executivo, que foi derrubado durante a sessão desta quinta-feira (22). Conforme consta no texto, os proprietários serão obrigados a vedar com tijolos ou grades de ferro as aberturas existentes na construção; a construir muros ou cercar os terrenos com grade de ferro na altura mínima de 2,5 metros, além de manter os locais limpos.

A matéria considera como edificação abandonada aquelas que estão desativadas, desocupadas, sem conservação e manutenção há mais de três anos, mesmo que seus proprietários estejam em dia com os impostos municipais.

Conforme o autor do projeto, o vereador Renato Oliveira (PCdoB), o objetivo é evitar que os locais sejam ocupados por vândalos. “A pessoa abandona seu imóvel por um motivo ou outro e fica lá, vira ponto de drogas, de prostituição, às vezes, ocorrem até incêndios e isso tem incomodado a vizinhança. Nós temos a expectativa de que esse projeto seja de longo alcance para nos ajudar nessas situações”, afirma.

Caso os proprietários descumpram as obrigações, o projeto prevê advertência e notificação para que as medidas sejam cumpridas no prazo de seis meses. O responsável pelo imóvel também receberá uma multa de 200 Valores de Referência Municipal (VRMs), o que equivale a R$ 6.728,00, no vencimento do prazo da advertência e notificação. Se vencerem os devidos prazos sem nenhuma medida adotada pelos proprietários, o Município é autorizado a solicitar a desapropriação do imóvel abandonado.

Ainda conforme o Projeto de Lei, a edificação desapropriada será utilizada para fins de utilidade pública, para a criação de centros culturais, educacionais, esportivos, de lazer e para fins sociais. Agora, o projeto volta ao Executivo que tem dois dias para acatar a decisão do Legislativo, caso contrário, a lei será promulgada pelo presidente da Câmara, Flávio Cassina (PTB).

Ouça no link acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais