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‘Caxias-Farroupilha é o filé da questão’, diz presidente da CIC de Caxias do Sul sobre possível volta da praça de pedágio

por Noele Scur

Assunto será tratado em programa de debate da rádio São Francisco, às 11h desta terça-feira, 19-01

Praça entre Caxias do Sul e Farroupilha, que foi desativada em 2013
Foto: Daniel Rodrigues/Arquivo-São Francisco

As informações sobre a possibilidade de retorno da praça de pedágio entre Caxias do Sul e Farroupilha são motivo de instabilidade entre usuários e comunidade em geral. A afirmação de que o governo do estado propõe a (re) instalação é novamente confirmada pelo presidente da Assurcon, Davi Vicenzo, que demonstra preocupação com o assunto. Já o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Nelson Sbabo, entende que os valores a serem cobrados é que são o núcleo da questão. Para Sbabo, não há como fugir da implantação de novos pedágios, já que as rodovias oferecem cada vez mais insegurança. No entanto, Sbabo preocupa-se com o modelo que será utilizado.

“O jeito que será feito é que nos deixa em dúvida! É possível que tenhamos que aceitar uma forma de cobrança para andarmos em rodovias melhores, mas que seja feito com bom senso!”, disse. Questionado sobre a volta da praça Caxias-Farroupilha, Sbabo, afirma que o conjunto do projeto deve ser analisado e, por isso, prefere opinar de forma mais concreta após analisar a real proposta do governo do estado. (Acompanhe os trechos completos das declarações em áudio).

“Caxias-Farroupilha é o filé da questão! Mas quantas vezes somadas a esse trecho teremos que pagar? Esse é o debate. A Rota do Sol vai ser pedagiada? Vai! Mas quantos pedágios terão?”, disse.

O presidente da Assurcon garantiu à reportagem da São Francisco, em entrevista veiculada nesta segunda-feira, 18-01, que o Plano de Concessões enviado à Assembleia prevê a instalação e, mais do que isso, que o programa aparenta ter sido elaborado por empresas interessadas no negócio. Para Vicenzo, o sistema é o mesmo que o efetuado pelo governo Britto. Entretanto, agora, a concessão não é por 15 anos, mas o dobro.

Além de Caxias, a instalação de pedágios aconteceria também entre São Vendelino e Carlos Barbosa; Carlos Barbosa e Bento Gonçalves; Garibaldi e Farroupilha; BR 116 e Aratinga e Aratinga e Curumim.  A praça de pedágio entre Caxias e Farroupilha foi extinta em 2013, após intensas reivindicações da comunidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

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