Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vereador estuda criação de frente parlamentar para tratar do acesso à internet no interior de Caxias

por Pablo Ribeiro

Ricardo Daneluz criticou a precariedade do serviço na sessão da Câmara desta quinta-feira (01/07)

Foto: Bruna Giusti/Câmara de Vereadores/Divulgação

A frágil conectividade de internet e de telefonia no interior de Caxias do Sul recebeu críticas do vereador Ricardo Daneluz (PDT), na sessão desta quinta-feira (1º/07). Daneluz lamentou a precariedade da conexão com a internet que tem causado transtornos à população da área rural. Também comentou sobre recentes mudanças no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST).

O vereador adiantou a intenção de instalar uma frente parlamentar para tratar, especificamente, do acesso à internet nos distritos caxienses.

Daneluz afirmou que a zona rural de Caxias carece de estruturas tecnológicas referentes a conexões com internet. A partir de reunião com o gerente de Universalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Eduardo Jacomassi, o vereador informou que, no Brasil, há mais de 47 mil localidades sem telefonia e conexão à internet banda larga.

“Em meio a tantas tendências e à realidade dos últimos anos, é difícil acreditar e impossível aceitar que ainda existam comunidades sem conexões de qualidade em internet e telefonia”, ponderou o vereador.

Daneluz reconheceu as dificuldades e limitações enfrentadas tanto pelo município quanto pelas operadoras, em função dos altos investimentos necessários e do baixo número de moradores do interior, se comparado às regiões centrais da cidade. Mas mostrou que há soluções, por meio de conversas com outros poderes, como no nível federal, para buscar soluções.

Nessa linha, comentou a respeito da alteração na legislação do FUST, que servia, inicialmente, para investimento na telefonia fixa. Segundo Daneluz, essa modalidade de conexão não é mais uma necessidade, portanto, se acumularam mais de R$ 20 bilhões no fundo, que estaria sem utilidade.

De acordo com o vereador, foi aprovada no Congresso, em novembro de 2020, após 10 anos de tramitação, a alteração que permite o uso do fundo para a internet banda larga e para a telefonia móvel do país. “Não vou dizer que foi graças a nós, mas também contribuímos para que isso fosse agilizado. O FUST melhora muito as condições para nós conseguirmos cobertura do sinal que precisamos”, afirmou Deneluz, ressaltando que houve mobilização de sua parte nesse sentido.

O vereador Olmir Cadore (PSDB) parabenizou Daneluz pelo tema e destacou a importância da tecnologia para o interior como forma de fortalecer os negócios. Já o vereador Clóvis Xuxa (PTB) afirmou que a conectividade faz com que o jovem permaneça no campo. O presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo da Câmara, vereador Lucas Caregnato (PT) também reforçou a importância do tema.

Também se manifestaram sobre o tema abordado os vereadores Sandro Fantinel (PATRIOTA) e Juliano Valim (PSD).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais