Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Andressa Campanher Marques tomará posse como vereadora nesta quinta-feira

por Clayton Camargo

Ela substituirá Renato Oliveira, em licença saúde por 15 dias, e elevará a bancada feminina para seis parlamentares

Foto: Divulgação

A 1ª suplente do PCdoB nesta XVIII Legislatura (2021-2024), Andressa Campanher Marques, será empossada como vereadora da Câmara Municipal de Caxias do Sul, no início da sessão ordinária desta quinta-feira (1º/07), no plenário da Casa. Ela substituirá o vereador Renato Oliveira/PCdoB, em licença saúde por 15 dias. A posse da comunista elevará a bancada feminina para seis parlamentares, novo recorde de composição de mulheres em 128 anos de história do Legislativo caxiense. Andressa somou 1.360 votos nas eleições municipais de 2020.

Nascida em 30 de dezembro de 1995, em Itaqui, na região da Fronteira, Andressa mudou-se para Caxias do Sul no início de 2004. Hoje com 25 anos de idade, acumula mais de dez anos de vida pública. 

A futura vereadora iniciou a sua trajetória política, como presidente do Grêmio Estudantil Província, na Escola Estadual de Ensino Médio Província de Mendoza, de 2010 a 2012. Em seguida, de 2013 a 2015, foi coordenadora geral do Diretório dos Estudantes (DCE) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), período em que também atuou como estagiária de gabinete parlamentar, na Câmara caxiense. Um ano antes, em 2014, elegeu-se presidente da União da Juventude Socialista (UJS/Caxias do Sul), cargo que ocupa até hoje.

A primeira candidatura de Andressa a vereadora caxiense remonta às eleições de 2016, já pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), sigla na qual está filiada desde 2012. Naquele pleito, obteve 848 votos. Em 2018, concorreu a deputada estadual, somando mais de três mil votos, e obteve a eleição a vice-presidente do PCdoB caxiense, na gestão de Paulo Freitas, que continua à frente da legenda, no âmbito municipal.

Além da votação como 1ª suplente do PCdoB, o ano de 2020, para Andressa, reservou a formatura dela, na graduação em Serviço Social, pela UCS. Como assistente social, ela vem atuando como assessora e consultora, em projetos sociais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais