Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Edegar Pretto toma posse na Presidência da Assembleia

por Ivan Sgarabotto

O novo presidente destacou em pronunciamento estar consciente de que assume em um momento de crise econômica, política e social

Foto: Marcelo Bertani

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul está sob comando de uma nova mesa diretora para o biênio 2017/2018. Em Sessão Solene realizada nesta terça-feira, 31, o deputado Edegar Pretto (PT) foi eleito o presidente da Assembleia Legislativa para o terceiro ano da 54ª Legislatura. Ele assume a presidência no lugar de Silvana Covatti (PP).

Ao transmitir o cargo de presidente ao deputado Edegar Pretto, a presidente de 2016, deputada Silvana Covatti (PP), 1ª mulher a ser eleita para ocupar o cargo na história do Legislativo estadual, destacou estar certa de que, durante o período em que esteve na Presidência da Casa, o Parlamento gaúcho fez sua parte não apenas na austeridade da gestão, mas na incessante busca do diálogo e da convergência, interagindo de forma construtiva com todas as instâncias da sociedade e reforçando seu protagonismo como Poder de Estado.

O presidente eleito Edegar Pretto (PT), ao assumir, destacou estar consciente de que assumia em um momento de crise econômica, política e social, observando que o Parlamento rio-grandense está desafiado a assumir causas merecedoras de grandes debates, a dialogar e contribuir na busca de alternativas para a superação dos grandes problemas que afetam a sociedade gaúcha.

O governador José Ivo Sartori também prestigiou a solenidade no plenário 20 de Setembro, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. Sartori enfatizou harmonia entre Poderes em posse de presidente da AL

No início da sessão, foi eleita, com 47 votos favoráveis e um contrário, a nova Mesa Diretora da Casa, apresentada em chapa única e representada, além de Edegar Pretto, pelos deputados Liziane Bayer (PSB), como 1ª vice-presidente; e Frederico Antunes, como 2º vice-presidente. Ainda, Juliana Brizola (PDT - 1ª Secretária),  Juvir Costella (PMDB – 2º Secretário), Maurício Dziedricki (PTB – 3º Secretário) e Adílson Troca (PSDB – 4º Secretário). Na suplência, Valdeci Oliveira (PT - 1º Secretário), Juliano Roso (PCdoB – 2º Secretário), Bombeiro Bianchini (PPL - 3º Secretário) e Missionário Volnei (PR - 4º Secretário).

O Regimento Interno da Casa estabelece que a Mesa Diretora seja eleita para um período de dois anos, mas um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais