Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Prefeitura de Caxias estima que projeto do novo Centro de Proteção Animal custará R$ 7 milhões

por Daniel Lucas Rodrigues

O espaço terá uma área total de 5,3 hectares e fica na Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, no Travessão Aliança, a 13km do Centro da cidade

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), apresentou a vereadores, servidores, representantes de organizações não governamentais (ONGs) o projeto do novo Centro Municipal de Proteção Animal.

O espaço será um abrigo temporário para animais abandonados em situação de vulnerabilidade e/ou vítimas de maus-tratos, que tem como foco oferecer tratamento adequado. Além disso, proporcionará aos animais uma passagem digna e respeitosa até o momento da adoção. Vários projetos referenciais foram consultados pela empresa DCA Engenharia para finalizar a proposta para a Prefeitura de Caxias do Sul.

A área total tem 5,3 hectares e fica na Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, no Travessão Aliança, distante 13km do Centro da cidade. O acesso pode ser feito pela ERS-122, via Estrada dos Romeiros. O diretor do Departamento de Proteção Animal (DPA) da Semma, Paulo Bastiani, citou que o Centro terá capacidade para 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte, contemplando canis coletivos e individuais, para cães bravios e idosos, para mães e filhotes e gatis. O atual Canil tem cerca de 400 animais.

O ato, que contou com a presença do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, da vice-prefeita Paula Ioris e do titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, João Uez, ocorreu no auditório da sede própria da Semma, junto à Maesa.

O secretário João Uez lembrou que o todo o projeto está estimado em cerca de R$ 7 milhões. Inicialmente, serão usados recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, o valor da permuta de um terreno ao lado do atual Canil, bem como buscadas emendas parlamentares. Recursos próprios da Prefeitura também serão aportados no empreendimento. Ele afirma que, até setembro, se deve iniciar a terraplanagem da área e antes do fim do ano começam as obras físicas.

O prefeito ressaltou que o futuro espaço será um local temporário para animais antes de serem encaminhados à adoção. Ao lado da área será implantado um parque aberto à visitação da população. Segundo ele, o trabalho incluiu a vistoria em 14 áreas, sendo o espaço escolhido como o mais adequado.

Agora, serão encaminhados projetos complementares como hidrossanitário, estrutural e elétrico, antes de iniciada a terraplanagem. O projeto contempla linhas orgânicas, com acessos facilitados e conceito térmico e acústico para os animais.

Haverá cortinamento vegetal, garantindo isolamento e cercamento, com afastamento de 5m de todo o perímetro, visando a proteção dos bichos. Áreas de recreação para os animais e pátio para adestramento também estão previstas, além da sede administrativa e ambulatorial, com espaços para cães e gatos em tratamento veterinário.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais