Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Grupo de Trabalho por Caxias convida a população a destinar imposto a fundos municipais

por Pablo Ribeiro

Alex Tonietto ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (28/03)

Foto: Rhebekka Graminho Cardoso Dutra de Moraes/Câmara Caxias/Divulgação

O representante do Grupo de Trabalho por Caxias (GTC), Alex Tonietto ocupou o espaço da tribuna da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (28/03) e fez um apelo aos contribuintes que fazem declaração de imposto de renda (IR) completa a destinarem parte do valor a fundos municipais. O dirigente sugeriu como destinos o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo Municipal do Idoso. Sendo assim, parte do recurso fica para entidades assistenciais da cidade, ressalta o dirigente.

Tonietto ressaltou que são mais de 100 entidades em Caxias do Sul que lutam diariamente para se manter em atividade e que essa simples ação dos contribuintes poderá trazer um alívio para o segmento. De acordo com ele, o GTC é formado por 29 instituições da cidade, entre elas, a Câmara Municipal, a Receita Federal e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas Caxias).

O grupo foi criado com o objetivo de disseminar para os contribuintes a informação e a orientação sobre a destinação do Imposto de Renda (IR) devido, ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente, Fundo Municipal do Idoso, atividades culturais, audiovisuais e desportivas. Ele ainda pontuou que, em 2023, apenas R$ 2,8 milhões do IR ficaram em Caxias de um total de R$ 32 milhões que poderiam ter permanecido no município.

A destinação pode ser feita diretamente na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), para contribuintes que optam pelo modelo completo de declaração e que têm imposto a pagar. O limite é de até 3% do imposto devido para cada um dos fundos, no momento de preencher e enviar a declaração. Além disso, não gera nenhum ônus para o contribuinte.

Ao escolher essa opção, o valor da doação é descontado do imposto a pagar e não do valor da restituição, caso tenha direito. Essa é uma forma de contribuir com causas sociais sem gastar dinheiro a mais, apenas destinando parte do imposto devido para esses fundos, acrescenta Tonietto. “Eu peço a todos que divulguem essas informações a vizinhos e amigos para que possamos aumentar a quantia do imposto a ser destinado para nossa cidade para que, assim, possamos reduzir a fome, aumentar a segurança e melhorar a educação de nossas crianças”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais