Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Moradores do Loteamento Aeroporto em Caxias reivindicam atenção do poder público nas áreas de mobilidade e meio ambiente

por Ivan Sgarabotto

Melhorias foram solicitadas nesta segunda-feira em reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano

Foto: Vania Marta Espeiorin

Moradores do Loteamento Aeroporto em Caxias do Sul, pediram mais atenção do poder público municipal nas áreas de mobilidade, meio ambiente e habitação. Na tarde desta segunda-feira, 26, representantes da Associação de Moradores (Amob) Aeroporto e da Escola Municipal Basílio Tcacenco participaram de uma reunião ordinária promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Parlamento caxiense e detalharam as principais demandas.

O encontro foi coordenado pelo presidente da CDUTH, vereador Jaison Barbosa/PDT. Também integrantes da CDUTH, acompanharam a atividade os parlamentares Arlindo Bandeira/PP e Zoraido da Silva/PTB. O presidente da Amob, Samuel José de Abreu, detalhou as necessidades mais urgentes.

Entre os pedidos, Abreu citou: revitalização da área verde, ação para evitar alagamentos na Rua Helmut Bornheim, área de lazer, segurança, recapagem de asfalto em algumas vias, melhor sinalização, desobstrução do passeio público da Rua Walter Carlos Affonso e alguma iniciativa para evitar a invasão nas áreas do Centro Comunitário e atrás do antigo Mercado Castilhos.

A diretora da escola, professora Cristiane Dalsochio, ratificou o pedido do líder comunitário no sentido de a comunidade escolar dispor da área verde como um espaço pedagógico e de convivência e não como um ponto de depósito de lixo ou de uso de drogas.

Samuel José de Abreu mencionou, ainda, movimentos positivos que a Amob vem realizando com apoio da prefeitura, da escola e da Viação Santa Tereza (Visate). Um deles foi a ação social que ocorreu recentemente na instituição de ensino.

Já a dona de casa Janete da Silva, 31 anos, trouxe um relato de uma senhora que teve de sair de casa por dois momentos por causa de alagamentos. A sugestão do comerciante Lindonês da Costa, 46, é para que a prefeitura instale uma Academia da Melhor Idade (Amei) no loteamento, para que os moradores tenham um espaço de lazer.

Os parlamentares Zoraido e Arlindo Bandeira se colocaram solidários às solicitações. Enquanto presidente da Comissão de Educação da Casa, Zoraido sugeriu protocolar indicação ao Executivo, solicitando estudo para implantação da Amei. À frente da CDUTH, Jaison informou que essa comissão deverá assinar conjuntamente a indicação. Na coordenação dos trabalhos de hoje, Jaison questionou a ausência de representantes das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos; Trânsito, Transportes e Mobilidade; e Habitação.

Para a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Jaison externou elogios, pois estava presente o diretor-presidente da unidade, Paulo Ballardin, o qual sugeriu executar na região um trabalho de conscientização sobre o destino correto dos resíduos. Representando a União das Associações de Bairros (UAB), participou do encontro Sérgio Campos. O comunitarista informou que a entidade é parceira dos moradores, principalmente na busca de soluções para a senhora que teve prejuízos habitacionais por causa do alagamento.

O parlamentar Jaison Barbosa também destacou diversas melhorias que o poder público já providenciou no loteamento, com a cobertura da quadra poliesportiva da Escola Basílio Tcacenco e a destinação do espaço do antigo Mercado Castilhos para a Lefan instalar um lar para idosos. Em relação aos pedidos apresentados hoje, Jaison informou que serão repassados aos órgãos competentes.

Além do vereador-presidente Jaison Barbosa/PDT e dos parlamentares Bandeira e Zoraido, integram a CDUTH Adelino Teles/PMDB, e Neri, O Carteiro/SD.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais