Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Entenda como fica o atendimento nas lotéricas com atualização do decreto em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Em entrevista, o secretário municipal de Urbanismo (SMU) explicou como será o funcionamento dos espaços

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Prefeitura de Caxias do Sul atualizou, nesta sexta-feira (27/03), o decreto de situação de emergência que fecha estabelecimentos não essenciais da cidade a fim de prevenir contra o novo coronavírus (Covid-19). A partir de agora, lotéricas, clínicas veterinárias em regime de plantão e comércio ótico poderão funcionar de acordo com as normas do Município.

O documento exige que as lotéricas atendam no horário das 9h às 17h, com equipe reduzida e entrada de clientes restrita. Para evitar aglomerações, as pessoas devem manter uma distância mínima de dois metros, caso haja fila. Em entrevista ao programa Em Alta desta sexta-feira (27/03), o secretário municipal de Urbanismo (SMU), João Uez, detalhou como será o fluxo de trabalho nos espaços.

“Os guichês de atendimento interno foram reduzidos para, no mínimo, 50% da capacidade. Por exemplo, se o local tem seis guichês, vai trabalhar com três, sempre cuidando da questão de saúde pública, como a disponibilidade de máscaras, luvas e álcool em gel para seus colaboradores. A higienização dos balcões das lotéricas também é importante, a fim de garantir a segurança da saúde das pessoas que vão até os espaços.”, relata.

Ele ainda explicou como foi feita a negociação para abertura. Segundo ele, foi realizado um encontro com oito dos 27 donos de lotéricas de Caxias do Sul. “Na quarta-feira (25/03), pela tarde, recebemos um grupo de proprietários, liderados pelo vereador Adriano Bressan (MDB), e estabelecemos um diálogo. No mesmo dia, pela noite, tivemos o posicionamento do presidente da República [Jair Bolsonaro], ainda com elas [lotéricas] fechadas. Mantemos contato com os donos e decidimos pela reprodução de um novo decreto em complemento daquele que já está em vigor, excepcionalizando algumas questões.”

O titular da pasta ainda contou como foi a decisão para que as óticas voltassem a funcionar no município. “Entendemos que é um serviço essencial, pois as pessoas, muitas vezes, vêm a quebrar os óculos ou têm que trocar as lentes após uma consulta junto a um oftalmologista. Também tivemos um clamor grande da sociedade, das pessoas ligadas à área da saúde, de oftalmologia, pedindo a abertura dos locais, uma vez que é uma situação de saúde pública.”

Outros locais abertos:

O decreto ainda flexibiliza o horário de atendimento das padarias, que passa a ser das 8h às 20h, vedado o consumo interno. De acordo com Uez, os cartórios devem abrir para registros de certidões de óbito e de nascimento. Prestação de serviço de banho e tosa funcionarão por meio de agendamento por telefone.

 CLIQUE AQUI e confira a entrevista completa concedida aos repórteres Rodrigo Fischer e Fernando Levinski.

CLIQUE AQUI e veja a atualização do decreto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais