Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Os 50 anos de ensino, música e história

Bernardo Barcellos e Sarah Carvalho

Texto de Bernardo Barcellos e Sarah Carvalho, alunos do Curso de Jornalismo da UCS

Foto: UCS/Divulgação

Caxias do Sul ruma para seus 127 anos de existência​ e tem na figura de suas empresas multinacionais a cultura italiana do trabalho e esforço. Por quase metade desse tempo, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) pôde ajudar no progresso e desenvolvimento das pessoas e do município como um todo.

O fato é claro, essa instituição de ensino está marcada na história do município pelo importante trabalho prestado à comunidade. Por onde quer que um caxiense resida ou esteja, haverá sempre uma correlação feita entre a cidade e a universidade.

Olinda Allessandrini, renomada pianista, natural de Caxias do Sul, é apaixonada pela música e pelo piano desde os quatro anos de idade. Ela conta um pouco da evolução que culminou na criação da Universidade. “Em 1961, através do decreto 50.472, a Escola Municipal de Belas Artes de Caxias do Sul atendeu às exigências do Ministério da Educação e Cultura e se tornou Escola Superior de Belas Artes.”

De acordo com a pianista, “essa foi a forma encontrada pelo Ministério para estimular a criação de universidades nas cidades do interior”. E, logo que o título de Instituição de Ensino Superior foi conquistado pela Escola, Olinda iniciou os estudos de graduação, concluindo o curso com 16 anos e recebendo láurea acadêmica. Posteriormente, a Escola Superior de Belas Artes da cidade, juntamente com o Curso Superior de Enfermagem, Faculdade de Direito, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras foram os pilares para a criação da Universidade.

Por ter essa forte relação com a instituição antes mesmo de sua criação, a pianista resume em uma palavra o que sente em relação à UCS: “Gratidão”. E, completa: “gratidão por transformar Caxias em uma cidade com uma Universidade respeitada no país. E gratidão por acreditar na educação e na cultura como meios de criar um ambiente de qualidade, refletindo no crescimento da comunidade ao seu redor”.

Esporadicamente, Olinda participa como solista convidada das apresentações da Orquestra Sinfônica da UCS. Ela integra, também, edição especial de CD, que será lançada em comemoração aos 50 anos da instituição.

Outra pessoa que participa e participou ativamente do processo de criação da UCS como a conhecemos hoje é a professora Vânia Maria Herédia que completou, em março, 40 anos na instituição. A docente esteve lado a lado com a Universidade durante a modernização do ensino: “Se eu olhasse para trás e fizesse uma análise dessa caminhada histórica desde que eu entrei na faculdade, eu diria que a Universidade estava muito voltada para a questão local”.

E de fato estava, até que, com a chegada de novas tecnologias e a necessidade de ampliar os horizontes, em 1986 surge o conceito de regionalização da Universidade de Caxias do Sul. A criação de campus e núcleos pela região fez com que a instituição se tornasse referência na Serra gaúcha. “A comunidade, ao meu ver, tem uma dívida com a UCS em não reconhecer esse papel que é muito importante”, afirma Vânia, questionada sobre a valorização da Universidade.

Sobre os 50 anos da UCS, Vânia e Olinda têm muito a dizer. A pianista manifesta de forma calorosa seu agradecimento pessoal à Universidade, já que, atualmente, a placa com sua láurea acadêmica está exposta na entrada do UCS Teatro. “Aplaudo essa grande conquista, de 50 anos de fundação! Torço para que a Universidade de Caxias do Sul, por sua excelência, seja uma referência em todo o Brasil e no exterior.”

Já a professora confessa não ter realizado o sonho da mãe, mas ter realizado o seu: “Minha mãe queria que eu fosse pianista, não consegui realizar o sonho dela, mas realizei o meu. Sou uma pessoa que acredita na educação, sempre vou trazer uma mensagem positiva. Tenho muito prazer em estimular o aluno na busca do conhecimento”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais